SÃO PAULO

Dirigível contratado pelo São Paulo cai sobre casas e deixa dois feridos

Dirigível caiu sobre residências e postes elétricos em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo, e deixou piloto e passageiro feridos; veja
Foto do autor
Compartilhe

Dirigível que realizava ação para o São Paulo, com frase de apoio para o duelo decisivo da Libertadores, caiu em Osasco, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, nesta quarta-feira (25/9). Não houve vítimas fatais, mas o piloto e um passageiro ficaram levemente feridos durante a queda por cima de casas na rua Sarah Veloso, no bairro Veloso.

Três pessoas estavam no dirigível no momento da queda, que atingiu residências e postes elétricos no bairro Veloso. O passageiro que teve ferimentos leves e precisou de atendimento pelo Samu. A retirada do “balão” ocorreu após a chegada do Corpo de Bombeiros, por volta das 12h05, com auxílio de quatro viaturas.

A assessoria do São Paulo esclareceu que o dirigível pertence a empresa contratada para uma ação especial para o jogo desta quarta-feira e havia saído do município de Carapicuíba. O tricolor paulista recebe o Botafogo nesta quarta, no Morumbi, às 21h30, pela volta das quartas de final da Libertadores – a ida, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, terminou em 0 a 0.

O dirigível

Não se sabe se o dirigível do modelo ADB 3-3, com 49 m de comprimento e 17m de altura, caiu ou fez pouso forçado. O ‘balão’ suporta até seis tripulante – piloto e outros cinco passageiros – e pode alcançar até 85 km/h. Sua capacidade de carga chega a uma tonelada e peso máximo de decolagem e pouso de 4.034kg.

Entenda a ação do São Paulo

O SPFC realizou a mesma ação na decisão da Copa do Brasil 2023 e, de acordo com assessoria, sem qualquer intercorrência. Por fim, lamentou o incidente e colocou-se à disposição dos envolvimentos para prestação de suporte.

Tratava-se de um teste para sobrevoo noturno previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O dirigível continha o escudo do São Paulo Futebol Clube e os dizeres: “Torcida que conduz”. A ideia tinha como objetivo ver as condições e analisar a área para realizar a ação no pré-jogo.

O dirigível ia sobrevoar a região do Morumbis durante o período do jogo contra o Botafogo para dar apoio ao time na decisão.

O que o São Paulo falou

“O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, mas sem nenhuma intercorrência.

O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio. O clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade, mas que está prestando todo suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.

Compartilhe