Alisson Santana, ex-atacante do Atlético, se tornou herói pelo Shakhtar Donetski, nesta quarta-feira (23/4). O brasileiro de 19 anos marcou o primeiro gol pelo clube e garantiu vaga para a final da Copa da Ucrãnia.
O Shakhtar enfrentou o Polissya na semifinal. As equipes não saíram do 0 a 0 no tempo normal e o embate foi para a prorrogação. Já na segunda etapa do tempo complementar, o atacante Traore segurou a bola e passou para a direita. Alisson recebeu e finalizou para marcar 1 a 0 para o Shakhtar,
Além de garantir a vaga do time na final da Copa da Ucrânia, Alisson marcou o primeiro gol pelo novo clube. Ele participou de sete partidas do Shakhtar até o momento.
Contra o Polissya, o atacante entrou no lugar do meio-campista Pedrinho, também ex-Atlético. A substituição aconteceu no começo do tempo extra.
O Shakhtar celebrou a estreia do jovem brasileiro no X (Twitter): “Que momento para marcar seu gol de estreia!”
🔥 ЯКИЙ МОМЕНТ, АБИ ЗАБИТИ ДЕБЮТНИЙ ГОЛ ЗА «ШАХТАР»! 🧡
⚽️ Аліссон виводить команду до фіналу Кубка України! 🏆🇺🇦#Shakhtar #ПоліссяШахтар pic.twitter.com/U7D4NCljUt— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) April 23, 2025
Na final o Shakhtar vai encarar o Dinamo de Kiev. A partida está marcada para 14 de maio (quarta-feira), às 13h (de Brasília).
A venda de Alisson
Dono de 80% dos direitos econômicos de Alisson, o Galo acertou a venda para o Shakhtar por 12 milhões de euros fixos (R$ 76 milhões) e 2 milhões de euros (R$ 12,8 milhões) em variáveis.
O ponta disputou 43 partidas com a camisa alvinegra e marcou quatro gols. Ele chegou ao futebol ucraniano em março deste ano.