Para surpresa de poucos, os atacantes Harry Kane, Kylian Mbappé e Erling Haaland terminarão a temporada europeia entre os cinco principais artilheiros. Por outro lado, os outros dois nomes que completam a lista podem te surpreender.
Neste momento, Kane lidera a lista com os 44 gols marcados pelo Bayern de Munique. Empatado com ele está Mbappé, que fez a mesma quantidade em sua temporada de despedida do Paris Saint-Germain.
Na terceira posição, aparece o sueco Viktor Gyökeres, que marcou 43 gols pelo Sporting e ainda pode aumentar a contagem, já que enfrenta o Porto neste domingo (26/5), pela final da Taça de Portugal.
Completam a lista, empatados, o holandês Luuk de Jong, do PSV, e Erling Haaland, do Manchester City, ambos com 38 gols. O norueguês, entretanto, ainda disputa a final da FA Cup, contra o Manchester United, neste sábado (25).
Viktor Gyökeres
Nascido em Estocolmo, na Suécia, Gyökeres completará 26 anos no dia 4 de junho. Curiosamente, o atacante de 1,87m está na primeira temporada disputando a divisão de elite de um país.
Na Inglaterra, Viktor jogou três edições da EFL Championship (2ª divisão). Em sua melhor participação, em 2022/23, marcou 21 gols em 49 jogos pelo Coventry. Na Alemanha, disputou 26 partidas da Segunda Divisão Alemã pelo St. Pauli e fez sete gols.
O centroavante começou a carreira no Brommapojkarna, da Suécia. Por lá, participou somente da Terceira e da Segunda Divisão.
Hoje, Gyökeres está muito bem cotado no mercado da bola. Arsenal e Chelsea, gigantes da Premier League, são dois dos interessados no goleador. Sua multa rescisória no Sporting é avaliada em 100 milhões de euros (R$ 546 milhões).
Dos 43 gols pelo atacante na atual temporada, 29 foram no Campeonato Português – do qual ele foi o artilheiro-, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga Portuguesa e cinco na Europa League.
Luuk de Jong
A temporada 2023/24 foi a mais artilheira da carreira do holandês Luuk de Jong. Aos 33 anos, o jogador do PSV superou os 33 tentos anotados pelo Twente, em 2011/12.
Luuk começou a carreira no De Graafschap, em 2008. Passou pelo Twente, Borussia Mönchengladbach (Alemanha)e Newcastle (Inglaterra) antes de jogar pelo PSV, clube em que se tornou ídolo.
A primeira passagem durou de 2014 a 2019 e foi coroada com três títulos do Campeonato Holandês e duas Supercopas da Holanda. Na temporada 2019/20, foi para o Sevilla.
No time espanhol, jogou por duas temporadas e conquistou a Europa League. Antes de retornar ao PSV, entretanto, foi emprestado ao Barcelona, clube pelo qual disputou 29 partidas e fez sete gols.
A segunda passagem pelo PSV começou em 2022. Em sua volta, o jogador já conquistou mais um título holandês, outras duas Supercopas da Holanda e a Copa da Holanda.
Artilheiro da Eredivisie nesta temporada com 29 gols, ele fez outros nove na Liga dos Campeões – cinco deles nas fases preliminares -, e ainda marcou mais um na Copa da Holanda.