A Justiça Federal no Rio condenou o ex-zagueiro do Vasco Alexsandro Marques de Oliveira, conhecido como Alex, por tráfico internacional de drogas e organização criminosa. A Justiça também condenou outros envolvidos. De acordo com investigação da Polícia Federal, três agentes e um delegado da Polícia Civil do Rio desviaram 280 quilos de cocaína.
Condenado a 10 anos de prisão, Alex integrou o time titular vascaíno e foi o capitão da equipe na conquista do título carioca de 2003.
Entenda o papel de Alex na organização criminosa
Detido na Operação Turfe, da PF, Alex está preso desde fevereiro do ano passado. A Justiça condenou nove integrantes da quadrilha integrada por ele.
Os policiais federais afirmaram que a função de Alex na quadrilha era alugar os galpões onde para guardar a droga, que ficava camuflada em contêineres. A cocaína, entretanto, era transportada para o porto do Rio de Janeiro.
Segundo investigações da Polícia Federal e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal, a quadrilha enviou quase sete toneladas de cocaína para a Europa e África em 14 operações. Afinal, o tráfico ocorreu entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022. A droga escondida em contêineres era transportada a partir de navios.
A carreira de Alex
Alex iniciou a carreira na Ponte Preta, na década de 90.
Em 2003, ele se transferiu para o Vasco, onde atuou como titular sob o comando do ex-delegado Antônio Lopes no título carioca de 2003. O ex-zagueiro foi companheiro de jogadores como Marcelinho Carioca, Petkovic, Valdir Bigode, Marques e Fábio.