O Brasil está classificado à final da Copa do Mundo de Futsal e aguarda o duelo entre França e Argentina para conhecer o adversário na decisão. Na fase de grupos, os franceses protagonizaram uma polêmica que pode ser considerada a maior do torneio até o momento.
Na última rodada do Grupo F, França e Irã se enfrentaram em um duelo que valia a liderança. A postura das equipes na partida, entretanto, chamou a atenção, e as seleções foram acusadas de tentativa de combinação de resultado.
Quem passasse em primeiro lugar, iria enfrentar o Marrocos, que era considerado um dos favoritos ao título. Já o segundo colocado encararia a Tailândia, uma seleção mais fraca em relação aos africanos.
Em quadra, as equipes se portaram como se estivessem disputando um jogo qualquer, com erros incomuns para o mais alto nível do futsal. A França, por exemplo, só acertou três finalizações durante a partida. Por fim, o Irã venceu por 4 a 1.
Após a partida, federações e outras personalidades ligadas ao futsal apresentaram reclamações formais à Fifa em relação ao jogo entre França e Irã. Publicamente, a entidade informou a abertura de uma investigação e ressaltou que não iria fazer mais comentários enquanto o processo estiver em aberto.
França e Irã no mata-mata
Nas oitavas de final, o Irã, que passou como líder, perdeu por 4 a 3 para o Marrocos. Já os franceses venceram a Tailândia por 5 a 2.
Nas quartas de final, o Marrocos caiu para o Brasil, que posteriormente eliminou a Ucrânia. Já a França teve de passar pelo Paraguai para se classificar à semifinal, contra a Argentina, que ocorre a partir das 12h desta quinta-feira (3/10).