Ivan Drummond – Definidas as quartas de final da Liga Nacional de Futsal. O Minas terá como adversário a forte equipe do Magnus Sorocaba-SP, que terminou a fase de classificação em segundo lugar – enquanto a equipe mineira foi a sétima colocada. Serão dois confrontos, o primeiro em Belo Horizonte e o segundo no interior paulista.
As datas ainda não foram definidas pela Confederação Brasileira de Futsal, que promove a competição.
Os outros confrontos das quartas de final também estão definidos: Tubarão-SC x Atlântico Erechim-RS, Assoeva-SC x Cascavel-PR e Carlos Barbosa-RS x Joinville-SC.
O Minas conquistou a classificação à terceira fase da competição ao eliminar o Corinthians, atual campeão. Perdeu, em São Paulo, por 4 a 1, e venceu em BH: 3 a 1. Foi favorecido pelo regulamento, que prevê que o time de melhor colocação da primeira fase (o Minas foi o sétimo e o Corinthians o 10º) tenha a vantagem de jogar por igualdade de resultados, mais o empate na prorrogação.
Assim, depois de ser derrotado no primeiro confronto, o time minas-tenista jogava pela vitória simples para forçar a prorrogação e, aí, jogar pelo empate. Foi o que aconteceu. O MTC ganhou por 3 a 1 no tempo regulamentar e empatou, por 0 a 0, na prorrogação.
Campanhas na Liga de Futsal
Depois de iniciada a competição, o Minas perdeu um jogador importante: o ala Maia, artilheiro do time, com 11 gols, que trocou o futsal brasileiro pelo russo. Ele se transferiu para o futsal da Rússia, para defender o Kefera.
Na Liga Nacional de Futsal, o Minas soma 12 vitórias, nove empates e quatro derrotas, com 56,5% de aproveitamento. O Magnus, que está invicto, tem 16 vitórias e nove empates.
O time paulista foi o campeão da Liga Nacional em 2020 e vice em 2019. O time mineiro busca seu primeiro título.
Segundo o supervisor Rodrigo Perdigão, do Minas, o grande trunfo é ter uma equipe basicamente composta por jogadores de Belo Horizonte, formados no clube: “Dessa forma, temos uma arquibancada que chamaria de família, em que parentes dos jogadores se juntam aos nossos torcedores”.
Dos 20 jogadores inscritos pelo Minas na Liga Nacional de Futsal, nada menos que 14 já marcaram gols, três deles goleiros: Anderson fez dois e Lucas marcou um.
Além de Maia, que deixou o clube, também marcaram o ala Biel (9); o ala Higo (6); o beque Gueguê, o ala Ribeiro (5 cada um); o ala Crystian (4); os alas Pintinho e Léo, os beques Pinheiro e Ribeirão (3); o pivô Vini Calva e o beque Luís (2).
No único confronto entre as equipes nesta Liga Nacional, o time paulista venceu por 6 a 2, em Sorocaba, o que o técnico Daniel Lobato considera que foi um ensinamento. “Foi um jogo que possibilitou que víssemos a maneira de jogar deles e acredito que possamos surpreendê-los no primeiro jogo aqui e depois buscar a classificação lá.”