MUNDIAL DE FUTSAL

Conheça a Humo Arena, palco da final do Mundial de Futsal 2024

Final entre Brasil e Argentina do Mundial de Futsal será disputada neste domingo (6/10), às 12h (horário de Brasília)
Foto do autor
Compartilhe

No próximo domingo (6/10), o palco da grande final do Mundial de Futsal 2024 será a imponente Humo Arena, localizada em Tashkent, no Uzbequistão. A partida será disputada entre as tradicionais seleções de Brasil e Argentina, dois gigantes do futsal sul-americano. A seguir, conheça mais sobre a Humo Arena e todos os detalhes dessa decisão histórica.

Humo Arena: a maior arena de hóquei da Ásia Central

A Humo Arena, também conhecida como Ice Dome Tashkent, é uma moderna arena multifuncional localizada na capital do Uzbequistão. Inaugurada em março de 2019, a arena tem capacidade para 12.500 espectadores e é a maior de sua categoria na Ásia Central.

Além de abrigar competições de hóquei no gelo, a Humo Arena se destaca por sua versatilidade, sendo capaz de sediar partidas de esportes como basquete, vôlei, handebol, boxe, taekwondo, patinação artística e, claro, futsal.

O design da arena é inspirado no Humo, um pássaro mitológico que representa liberdade e felicidade, e a estrutura moderna tem seus caminhos desenhados para formar as “asas” dessa ave. O complexo também conta com facilidades como academias, museu de esportes, estacionamento para 4.000 veículos e uma decoração artística assinada pelo famoso artista uzbeque Bobur Ismailov.

A Humo Arena e o Mundial de Futsal 2024

A Humo Arena foi escolhida para sediar um dos eventos mais aguardados do ano: o Mundial de Futsal 2024. Ao todo, o local será palco de 27 partidas, incluindo a cerimônia de abertura e a tão esperada final entre Brasil e Argentina.

As seleções medem forças neste domingo (6/10), às 12h (horário de Brasília). O jogo poderá ser acompanhado pela TV fechada, no SporTV, além de estar disponível no streaming da CazéTV (YouTube) e no Fifa+.

Brasil x Argentina

A final do Mundial de Futsal 2024 promete ser histórica, colocando frente a frente os maiores rivais sul-americanos: Brasil e Argentina.

A Seleção Brasileira chega à final com 100% de aproveitamento, tendo superado com autoridade times como Cuba, Croácia e Tailândia na fase de grupos. Nas fases eliminatórias, o Brasil venceu a Costa Rica nas oitavas de final, o Marrocos nas quartas e a Ucrânia na semifinal, com destaque para o craque Marcel Marques, que é o artilheiro do torneio com 10 gols.

A Seleção Argentina, por sua vez, busca seu segundo título mundial após a conquista de 2016. Com jogadores de destaque e um jogo tático forte, a Argentina promete dificultar a vida da equipe brasileira, que quer reconquistar o título após 12 anos de espera.

O Mundial de Futsal

O Mundial de Futsal, organizado pela FIFA, é disputado desde 1989 e já teve finais históricas. O Brasil, maior campeão da competição, conquistou o título em cinco ocasiões. Confira os placares das finais:

  • 1989 – Brasil 2 x 1 Holanda
  • 1992 – Brasil 4 x 1 Estados Unidos
  • 1996 – Brasil 6 x 4 Espanha
  • 2000 – Espanha 4 x 3 Brasil
  • 2004 – Espanha 2 x 1 Itália
  • 2008 – Brasil 2 x 2 Espanha (4-3 nos pênaltis)
  • 2012 – Brasil 3 x 2 Espanha
  • 2016 – Argentina 5 x 4 Rússia
  • 2021 – Portugal 2 x 1 Argentina
Compartilhe