É hexa! O Brasil é o grande campeão da Copa do Mundo de Futsal 2024. Neste domingo (6/10), a Seleção Brasileira venceu a arquirival Argentina por 2 a 1, no Uzbequistão, e conquistou o título mundial após 12 anos.
Os gols brasileiros foram marcados por Ferrão e Rafael, ainda no primeiro tempo. Matias Rosa diminuiu para a Argentina nos minutos finais da partida para deixar tudo ainda mais emocionante.
Willian, goleiro do Brasil, foi um dos principais nomes do jogo. O arqueiro fechou o gol e fez milagres na Arena Humo, em Tashkent, para colocar a sexta estrela no peito da camisa brasileira.
A Seleção é a maior campeã da história da Copa do Mundo de Futsal, com seis títulos. Além do ouro em 2024, a Seleção Brasileira venceu o torneio também em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
O jogo
A decisão do título foi como se esperava: emocionante. Logo no primeiro tempo, muita pressão do Brasil em cima da Argentina, sem deixar muitos espaços. Inclusive, teve muitas chances para marcar. Em uma delas, não desperdiçou e abriu o placar.
Com o 1 a 0 para o Brasil, mais pressão ainda em cima da Argentina, que não se aquietou e brigou muito em quadra. Willian, goleiro da Seleção Brasileira, fez seu nome e evitou o gol adversário em algumas oportunidades.
Buscando o empate, a Argentina se mandou para o ataque, deixando espaços na defesa. O Brasil, claro, aproveitou para puxar contra-ataques. O ataque desperdiçou algumas oportunidades, mas Rafa não. 2 a 0!
Mas se enganou quem pensou que o Brasil ia relaxar em quadra. A premissa seguiu pelo restante do primeiro rempo: Argentina atacando e dando espaços para os brasileiros.
Enquanto isso, a Seleção se mostrava confortável em quadra, inclusive com chances de ampliar o marcador. Muito bem no ataque, o Brasil não deu mole, voltando sempre a tempo de fechar a linha de defesa.
No gol, Willian seguiu sendo um dos nomes da etapa inicial, salvando as boas investidas argentinas.
Na volta para o segundo tempo, mais um tempo competitivo e com o Brasil muito bem em quadra. Ataque bem postado e com boa recomposição para não deixar espaços para o arquirrival.
Nos minutos finais, a Argentina tentou de tudo, inclusive com o goleiro linha em quadra. Mas o Brasil seguiu ligado na defesa, com Marlon e Willian impecáveis.
Faltando dois minutos para o apito final, a Argentina conseguiu diminuir o placar. Assim, os minutos finais ficaram mais emocionantes, com Willian fazendo mais milagres para garantir o hexacampeonato brasileiro. Título merecido do Brasil!
Campanha
O Brasil conquistou o hexacampeonato com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo de Futsal. Na fase de grupos, venceu Cuba (10 a 0), Croácia (8 a 1) e Tailândia (9 a 1), e passou em primeiro.
Nas oitavas de final, passou pela Costa Rica ao vencer por 5 a 0. Depois disso, passou por Marrocos (3 a 1), nas quartas de final, e pela Ucrânia (3 a 2), na semifinal.
O ala brasileiro Marcel Marques, jogador do ElPozo Murcia, da Espanha, foi o artilheiro do Mundial, com 10 gols.