Por Beatriz Cesarini – Em recuperação após uma lesão no tendão de Aquiles, Caio Souza está fora do Mundial de ginástica, mas vive a expectativa pela vaga nas Olimpíadas de Paris em 2024. Ele é o principal nome do Brasil no individual geral masculino e, portanto, peça importante para a seleção brasileira.
Caio conversou com a reportagem na COB Expo, a primeira feira do Comitê Olímpico do Brasil, e exaltou os colegas da seleção brasileira. O ginasta mantém conversas com os colegas e demonstra apoio.
“A expectativa não é só minha, mas de todos, é classificar a equipe para os Jogos. É o nosso principal objetivo. A gente trabalha muito nisso, na união e no foco. E isso que é o mais bacana, ver a ginástica crescendo”, destacou Caio.
“Eu tenho contato lá com a galera, pergunto como estão indo os treinamentos. Infelizmente não vou poder estar lá no Mundial, mas estarei torcendo 100%, assim como estivesse competindo e representando meu país. Vou mandar toda a energia positiva para que a gente consiga o nosso objetivo”, acrescentou.
Reação após a lesão
Caio Souza sofreu a lesão a duas semanas do Campeonato Brasileiro e, além do Mundial, ele também ficou fora da Copa do Mundo de ginástica, que aconteceu em Paris, e do Pan de Santiago, no Chile. A primeira reação, segundo ele, foi o choro, mas a resiliência falou mais alto em seguida. O atleta entendeu que seria mais fácil passar pelo processo com tranquilidade do que ficar se lamentando.
Segundo o atleta, a recuperação da lesão é feita com cautela e calma. Acelerar o processo, para Caio, não faz sentido já que o ano competitivo acabou para ele.
“Na hora que eu me machuquei, eu já sabia o que tinha acontecido. Eu fiquei triste, comecei a chorar, óbvio. Sabia que tinha acabado o ano para mim, não tinha o que fazer, era operação e pronto. Eu tinha dois jeitos de lidar com isso: ficar chorando em casa ou focar positivamente: vou ter que operar, vamos trabalhar a cabeça, preciso melhorar meu pé para voltar o mais rápido possível e, se Deus quiser, competir os Jogos Olímpicos, os meninos, os meninos vão classificar e é isso”, destacou Caio.
Para finalizar, o atleta falou sobre a maturidade. “O fato de eu ser mais velho ajudou. Essa é a minha sétima cirurgia, então, ao mesmo tempo que foi triste no início, acabei ficando bem tranquilo com isso e mandando muitas energias para o pessoal”.
Sobre a COB Expo
- Quando: 25 a 29 de setembro.
- Onde: Pro Magno – Centro de eventos em São Paulo (Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP, 02518-000).
- Contatos: contato@cobexpo.com.br – (11) 3173-1500 e (11) 95494-1141.