GINÁSTICA

Jovens de Contagem conquistam 14 medalhas para o Brasil no Pan de Ginástica de Trampolim

Dos 20 atletas da equipe brasileira no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, 11 são de Contagem, na Região Metropolitana de BH
Foto do autor
Compartilhe

Integrantes do projeto Trampolim de Contagem foram destaque internacional no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, disputado entre 15 e 19 de maio, em Lima (Peru). A equipe brasileira de Ginástica de Trampolim – composta por 20 atletas, sendo 11 deles de Contagem – retornou para Belo Horizontee com muitas medalhas e orgulhosa com o resultado.

Os atletas de Contagem conquistaram 14 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Destaque para Eduarda Vicente, atual campeã sul-americana júnior de Ginástica de Trampolim, de 13 anos, que ganhou dois ouros e uma prata; e Gabriela Rodrigues, atual campeã brasileira júnior, de 15, dona de um ouro, uma prata e um bronze.

Os irmãos Wallace (19) e Vinícius Celestino (21) contribuíram para a conquista da equipe sênior brasileira, que levou a prata na competição por equipes.

Para Gabriela Rodrigues, era um sonho voltar a disputar o Pan, onde conquistou em 2022 o título júnior e, em 2023, foi vice-campeã. “Eu me dediquei aos treinos, mas tentando, também, controlar o nervosismo. Volto para o Brasil com a sensação de missão cumprida. Neste ano, o campeonato foi muito disputado, com a presença dos EUA. O terceiro lugar foi muito gratificante, pois fiquei apenas atrás das americanas”, disse.

Ela disputou também a Copa Pan-Americana de Clubes na categoria 15/16 – conquistou o ouro na categoria individual e a prata no sincronizado.

Irmão unidos no esporte

Vinícius e Wallace Celestino chegaram ao projeto social Trampolim quando tinham 8 e 6 anos, respectivamente A dupla começou no esporte em 2011 e continuam juntos até hoje. São parceiros nos treinos e levam o companheirismo para as competições.

Cursando educação física, Vinícius trabalha como estagiário no projeto e é uma referência para os alunos mais novos. Juntos, superaram a perda da mãe, em consequência de um AVC, aos 47 anos, e encontraram no esporte o apoio e a coragem para continuar lutando e correndo atrás dos sonhos.

Para Vinícius Celestino, a emoção de estar no Pan é muito grande: “Conquistar o vice-campeonato sênior por equipes e ganhar a medalha de prata no sincronizado ao lado do meu irmão é muito bom. O motivador principal disso tudo é a nossa mamãe. É muito gratificante poder honrar o nome dela e extrair o máximo do meu potencial em cima do trampolim. Ficamos realizados também pois sabemos que esses resultados são importantes para a ginástica de Contagem e do Brasil e aumentam a visibilidade do nosso esporte”.

Projeto em Contagem

O projeto Trampolim de Contagem é um centro de treinamento e formação de atletas com cinco unidades. Atualmente, mais de 1 mil crianças frequentam as aulas de trampolim, com uma fila de espera grande.

Cristina Trópia diz com orgulho desse projeto que coordena há 25 anos: “Somos referência em projetos sociais de ginástica no país. Sabemos do desafio de levar adiante esse projeto. O esporte é um caminho para jovens e acreditamos no potencial de vida desses atletas. Ajudá-los a buscar uma disciplina, focar numa atividade esportiva, trabalhar relações sociais e entender os princípios de uma competição são experiências para o resto da vida”.

O projeto conta com a parceria da prefeitura de Contagem e de algumas instituições, entre elas a Fundação ArcelorMittal, por meio da lei de incentivo de Minas Gerais. A Fundação ArcelorMittal tem o esporte como um dos seus eixos prioritários de atuação e, há mais de três décadas, atua na formação de atletas. Está presente em 33 cidades e apoia 15 modalidades esportivas em todo o país.


Compartilhe