OLIMPÍADA DE PARIS

Jogos de Paris: COB vaza ‘salto secreto’ de Rebeca Andrade e gera desgaste

Divulgação do novo salto de Rebeca, com um grau de dificuldade mais alto, seria feito às vésperas da Olimpíada com o objetivo de pressionar as adversárias da brasileira
Foto do autor
Compartilhe

Um vídeo divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) gerou desgaste com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por revelar o novo salto de Rebeca Andrade, segundo apurou a coluna Olhar Olímpico, do UOL.

A divulgação do novo salto de Rebeca, com um grau de dificuldade mais alto, seria feito às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris com o objetivo de pressionar as adversárias da brasileira.

Os fãs da ginasta perceberam que um vídeo em homenagem a Francisco Porath Neto, o Xico, treinador de Rebeca, possuía algo de diferente: o salto Triplo Twist Yurshenko (TTY), que nunca foi executado em uma competição internacional.

De acordo com a coluna Olhar Olímpico, o salto ainda não faz parte do código de pontuação, por isso não existe uma nota pré-definida para ele. O Brasil defenderá que a execução perfeita do salto renda 6.0, enquanto os países adversários devem pedir uma nota menor.

Depois desse episódio, a CBG deve blindar as atletas até os Jogos de Paris.

O COB foi procurado pelo UOL e emitiu a seguinte nota:

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) mantêm uma relação estreita, reforçada com a criação do Centro de Treinamento da Ginástica Artística (CTGA), em 2015. Localizado dentro do Centro de Treinamento do COB, o CTGA tem sido fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos atletas brasileiros dentro de um ambiente de excelência e alta performance. O sucesso da modalidade é fruto desse trabalho em parceria. As duas entidades seguem alinhadas nesta reta final rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024.”

Compartilhe