Na melhor fase da carreira, Flávia Saraiva chega aos Jogos de Paris 2024 para mostrar que a ginástica artística feminina brasileira não está restrita à campeã mundial e olímpica Rebeca Andrade. Na terceira olimpíada da carreira, a carioca de 24 anos está credenciada ao pódio depois de ótimos resultados em 2023.
No Mundial de Ginástica Artística de 2023, Flavinha, como é apelidada a atleta do Flamengo, contribuiu para que o Brasil ganhasse a medalha de prata na disputa por equipes. No solo, ela brilhou com a conquista do bronze.
Também em 2023, no Pan-Americano de Santiago, Flavia faturou cinco medalhas: prata no individual geral, na trave, no solo e por equipe; e bronze nas barras assimétricas. Com as conquistas, ela chegou a dez medalhas em três Pans disputados.
Os resultados representaram uma superação na carreira de Flavinha. Nos anos anteriores ao Mundial e Pan, ela passou por duas cirurgias no tornozelo direito.
O desempenho também traz otimismo à ginasta na busca pela primeira medalha olímpica. A estreia nos Jogos ocorreu no Rio de Janeiro, em 2016. Na ocasião, ela ficou na quinta posição na trave olímpica e no oito lugar na competição por equipes.
Em Tóquio 2020, uma lesão no tornozelo atrapalhou o rendimento de Flavia. No entanto, ela conseguiu avançar às finais na trave e terminou na sétima posição.
Ficha da atleta
- Nome: Flavia Lopes Saraiva
- Altura: 1,47m
- Modalidade: ginástica artística
- Data de nascimento: 30 de setembro de 1999 (24 anos)
- Local de nascimento: Rio de Janeiro-RJ
- Olimpíadas anteriores: Rio de Janeiro 2016; Tóquio 2020
- Principais conquistas: bronze no solo e prata por equipes no Mundial de 2023