Jogos Olímpicos

Quem é Flavia Saraiva, brasileira da ginástica artística na Olimpíada de Paris?

Embalada por várias conquistas em 2023, Flavia Saravia, a Flavinha, conta com melhor fase da carreira na busca pela primeira medalha olímpica
Foto do autor
Compartilhe

Na melhor fase da carreira, Flávia Saraiva chega aos Jogos de Paris 2024 para mostrar que a ginástica artística feminina brasileira não está restrita à campeã mundial e olímpica Rebeca Andrade. Na terceira olimpíada da carreira, a carioca de 24 anos está credenciada ao pódio depois de ótimos resultados em 2023.

No Mundial de Ginástica Artística de 2023, Flavinha, como é apelidada a atleta do Flamengo, contribuiu para que o Brasil ganhasse a medalha de prata na disputa por equipes. No solo, ela brilhou com a conquista do bronze.

Também em 2023, no Pan-Americano de Santiago, Flavia faturou cinco medalhas: prata no individual geral, na trave, no solo e por equipe; e bronze nas barras assimétricas. Com as conquistas, ela chegou a dez medalhas em três Pans disputados.

Os resultados representaram uma superação na carreira de Flavinha. Nos anos anteriores ao Mundial e Pan, ela passou por duas cirurgias no tornozelo direito.

O desempenho também traz otimismo à ginasta na busca pela primeira medalha olímpica. A estreia nos Jogos ocorreu no Rio de Janeiro, em 2016. Na ocasião, ela ficou na quinta posição na trave olímpica e no oito lugar na competição por equipes.

Em Tóquio 2020, uma lesão no tornozelo atrapalhou o rendimento de Flavia. No entanto, ela conseguiu avançar às finais na trave e terminou na sétima posição.

Ficha da atleta

  • Nome: Flavia Lopes Saraiva
  • Altura: 1,47m
  • Modalidade: ginástica artística
  • Data de nascimento: 30 de setembro de 1999 (24 anos)
  • Local de nascimento: Rio de Janeiro-RJ
  • Olimpíadas anteriores: Rio de Janeiro 2016; Tóquio 2020
  • Principais conquistas: bronze no solo e prata por equipes no Mundial de 2023

Compartilhe