JOGOS OLÍMPICOS

Ginástica: treta da medalha de bronze no pódio de Rebeca tem capítulo final

Romena Ana Maria Barbosu exibiu orgulhosa a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Paris, 11 dias depois da prova do solo
Foto do autor
Compartilhe

A final do solo da ginástica artística, dos Jogos Olímpicos de Paris, disputada em 5 de agosto, só foi encerrada 11 dias depois. Nesta sexta-feira (16/8), a ginasta romena Ana Maria Barbosu recebeu a medalha de bronze, no último capítulo de uma treta iniciada tão logo terminou a competição, na Arena Bercy, que deu o ouro para a brasileira Rebeca Andrade.

Em Paris, após as apresentações, a estadunidense Jordan Chiles foi declarada terceira colocada após revisão de nota que a levou para 13.766. Assim, tirou a romena Ana Barbosu (13.700) do pódio.

A manobra foi duramente criticada por figuras como Nadia Comaneci, ícone do esporte. A ex-ginasta se revoltou nas redes sociais com a decisão dos árbitros. Alegou falta de critérios.

Até o primeiro-ministro romeno, Marcel Ciolacu, entrou no circuito. Ele chegou a dizer que não iria à cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Ginasta recebe medalha e agradece

Nesta sexta, em cerimônia na Casa Olímpica, em Bucareste, na Romênia, Ana Maria Barbosu recebeu a medalha de bronze.

Ela comemorou com a tradicional foto mordendo a medalha e agradeceu a campanha para que a decisão dos árbitros fosse revista.

“Obrigado a todos que adicionaram um pouco de bronze à medalha. O resultado veio depois de muitos anos de trabalho. Agradeço aos treinadores sem os quais eu não teria conseguido, desde os primeiros até aqueles que me levaram à Olimpíada. A resolução desta situação foi possível graças à federação e ao escritório de advocacia que não desistiram de nós, desportistas, e que lutaram por nós. E quem queria que nós três recebêssemos uma medalha cada. Espero continuar a representar a Roménia ao mais alto nível”

Ana Maria Barbosu


O integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI), Octavian Morariu, participou da cerimônia, assim como Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desportivo Romeno.

Jordan Chiles lamenta decisão

A medalha de bronze mudou de mãos após decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), que anulou a revisão da nota de Jordan Chiles. Assim, a ginasta estadunidense teve de devolver a medalha.

Ela lamentou a decisão do CAS nas redes sociais. Disse viver um dos momentos mais difíceis da carreira, por considerar a sentença injusta, mas agradeceu o amor recebido dos fãs.

Compartilhe