GINÁSTICA

Medalhista olímpica, Jade Barbosa passa por cirurgia para tratar grave lesão

Ginasta de 33 anos não declarou previsão de data para retorno, mas tem o objetivo de voltar a competir no próximo ano
Foto do autor
Compartilhe

Medalhista de bronze na Olimpíada de Paris de 2024, a ginástica Jade Barbosa passou por cirurgia, nesta sexta-feira (6/12), para tratar lesão parcial no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. A atleta de 33 anos mostrou otimismo para voltar a competir em 2025.

Apesar de não ser tão grave como um rompimento total, a lesão parcial no LCA causa instabilidade no joelho e pode aumentar consideravelmente o risco de outras lesões.

Desta forma, Jade optou pela intervenção cirúrgica. Após o procedimento, ela afirmou que vai contar com o suporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e do Flamengo.

“Em 2024, tive um ano incrível, mas 2025 já bate à porta, trazendo novas metas e sonhos, tanto na ginástica quanto na vida. Para iniciar este novo ciclo com confiança e segurança, optamos por uma intervenção no LCA do meu joelho direito, necessária devido a uma lesão parcial”, explicou Jade, em publicação no Instagram.

A ginasta não declarou previsão de data para retorno, mas tem o objetivo de voltar a competir no próximo ano.

“A cirurgia foi realizada nesta sexta-feira (06/12) no Hospital Samaritano, em Botafogo, pelo Dr. Luiz Antonio Martins Vieira. Estou confiante e estarei em excelentes mãos durante meu pós-operatório, com todo o suporte das equipes do COB, CBG, CRF e CDA”, detalhou.

Jade disputou três Jogos Olímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e Paris 2024. Na última edição dos Jogos, realizou o sonho de conquistar uma medalha olímpica ao vencer o bronze na categoria por equipes femininas, ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares.

“Meu objetivo é voltar às competições em 2025, mantendo viva minha paixão pela ginástica, que faz meu coração bater mais forte. Quero agradecer por todo o carinho recebido. Prometo voltar ainda mais forte e preparada para defender as cores do meu clube e do meu país. Obrigada por estarem ao meu lado nessa jornada!”, completou.

Compartilhe