GINÁSTICA ARTÍSTICA

Rebeca Andrade decide não participar de Mundial de Ginástica Artística de 2025

Principal atleta olímpica do Brasil, Rebeca Andrade decidiu ficar fora das competições em 2025 após o ótimo desempenho em Paris 2024

Compartilhe

Um ano de descanso das competições para Rebeca Andrade após o desempenho histórico na Olimpíada de Paris 2024 – foram quatro medalhas, sendo uma de ouro. A principal atleta olímpica da história do Brasil – recordista com seis glórias – decidiu não participar do Mundial de Ginástica Artística de 2025 e está focada no retorno em 2026.

Essa definição foi revelada em entrevista do técnico Francisco Porath, conhecido como Xico, ao ge.globo, que foi divulgada nesta quarta-feira (13/8). O treinador afirmou que Rebeca Andrade seguirá treinando, mas com as atenções voltadas para 2026, quando inicia a possibilidade de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

“A gente optou por ela não competir este ano. Dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativo sim dentro do ginásio, manter a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, dores crônicas que ela leva, e vai levar talvez até quando parar a ginástica. É muito sacrifício”, iniciou Xico.

“Vamos manter esse ‘destreinamento ativo’, que ela possa atender toda essa demanda fora do ginásio. Toda a equipe achou que não era o melhor momento para não tirar ela desse voo de cruzeiro que a gente tá, e tá indo muito bem. Aí sim em 2026 a gente tem compromissos muito importantes. Começa a valer a classificação olímpica”, concluiu o treinador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

Fala de Rebeca Andrade sobre o descanso

Esse descanso das competições após um grande ano olímpico é comum no esporte. Ícone da ginástica artística, Simone Biles esteve no auge na Rio de Janeiro 2016, com quatro medalhas de ouro, e resolveu ficar fora dos tablados em 2017. Também ao ge.globo, Rebeca falou sobre a importância do momento.

“Estou descansando. Está sendo bem importante pra mim. Era algo que eu queria há muito tempo, mas eu entendia as minhas prioridades. Então acabei jogando mais pra frente. Mas hoje para mim está sendo maravilhoso”

Rebeca Andrade, ícone da ginástica

Na Olimpíada de 2024, Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas. Ela ficou com o ouro no solo, superando Simone Biles; duas pratas, uma no individual geral e uma no salto; e um bronze por equipes.

Com esses feitos, a ginasta se tornou a maior medalhista da história do Brasil, com seis façanhas olímpicas. Os feitos fizeram com que Rebeca Andrade se tornasse sensação entre os brasileiros, com milhões de seguidores nas redes sociais e muitos contratos de patrocínio.

Compartilhe
Sair da versão mobile