A 41ª edição do Mundial de Ginástica Rítmica foi realizado na América do Sul, continente que sediou o torneio pela primeira vez na história. E a disputa na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro rendeu duas medalhas de prata inéditas ao Brasil. Só que o próximo Mundial não será na casa da torcida brasileira.
Em 2026, o Mundial de Ginástica Rítmica será disputado em Frankfurt, na Alemanha. A competição ocorrerá entre 12 e 16 de agosto do ano que vem e será a principal disputa das Leoas na próxima temporada.
Ainda neste ciclo olímpico, as atletas brasileiras disputarão mais uma edição desse torneio, mas desta vez na Ásia. O Mundial de Ginástica Rítmica de 2027 ocorrerá em Baku, no Azerbaijão, entre 15 e 19 de setembro de 2027.
Já o ano de 2028 não terá a competição. Como de costume, o Mundial de Ginástica Rítmica é anual, com exceção da temporada em que os Jogos Olímpicos são disputados. Desta forma, a equipe verde-amarela buscará a inédita medalha em Los Angeles.
Medalhas inéditas do Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica
Sede do torneio em 2025, o Brasil foi empurrado pela torcida que lotou a Arena Carioca 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro entre 20 e 24 de agosto e conquistou duas medalhas inéditas.
No sábado (23/8), a equipe formada por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves foi prata no conjunto geral. Já no domingo (24/8), as Leoas ficaram em segundo novamente, desta vez na série mista – três bolas e dois arcos.