GINÁSTICA

Sem Rebeca, CBG convoca Seleção Brasileira para Mundial de Ginástica Artística

Com Flávia Saraiva e Júlia Soares, Seleção Brasileira vai em busca de medalhas individuais no Mundial 2025, na Indonésia

Compartilhe

Sem Rebeca Andrade, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou nesta quinta-feira (9/10) a convocação das Seleções Brasileiras para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2025. A equipe está confirmada com quatro ginastas no feminino e cinco no masculino.

A competição será realizada na Indonésia Arena, em Jacarta, de 19 a 25 de outubro de 2025, e contará com a participação dos medalhistas olímpicos Flávia Saraiva – em busca da segunda medalha individual em Mundiais -, Júlia Soares e Arthur Nory. Veja abaixo a lista completa dos convocados.

  • Seleção Feminina: Flávia Saraiva, Julia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg;
  • Seleção Masculina: Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães.

Principais ausências

A Seleção Brasileira sentirá falta das medalhistas olímpicas Rebeca Andrade, que optou por seguir o tratamento de problemas físicos acumulados ao longo dos anos, Jade Barbosa, que está grávida, e Lorrane Oliveira, que também tem lidado com questões físicas. 

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, as atletas, juntamente de Flávia Saraiva e Júlia Soares, conquistaram uma inédita medalha de bronze por equipes. Rebeca Andrade ganhou, ainda, três medalhas individuais: ouro no solo e pratas no individual geral e no salto.

Liderança de Flávia Saraiva

Cargo antes ocupado por Daniele Hypolito e Jade Barbosa, a liderança da equipe está em novas mãos. Flávia Saraiva, a “Flavinha”, de 26 anos, irá comandar o grupo que conta com novos destaques: Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.

“Estou tendo a oportunidade de treinar com atletas dez ou onze anos mais novas do que eu. Eu e a Julia Soares, que temos mais experiência, estamos aqui também para ensinar, podendo mostrar o que é um Campeonato Mundial. Não é hora de cobrança, mas de aprendizado, de amadurecimento de jovens ginastas que estão convivendo com duas medalhistas olímpicas”, disse Flávia Saraiva.

“A gente consegue ensinar até sem palavras. Consegue-se assimilar muita coisa observando postura, comportamento. Nossa corrida pela vaga olímpica começa em 2026”, completou a medalhista olímpica.

Sobre o Mundial

Considerado um ponto de partida do ciclo olímpico, o Mundial tem foco nos Jogos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Esta será a 53ª edição do Mundial de Ginástica Artística da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que promove competições por equipes apenas a partir do segundo Mundial de cada ciclo. Dessa forma, o evento na Indonésia Arena consistirá em disputas por aparelhos e individual geral, uma espécie de “Mundial de especialistas”.

Às vésperas do Mundial, os atletas brasileiros fazem um período de aclimatação em Doha, no Catar.

Compartilhe
Sair da versão mobile