LUTO

Ginasta campeã no Brasileiro de Ginástica Rítmica morre vítima de câncer

Morreu aos 18 anos a ginasta Isabelle Marciniak, nessa quarta-feira (24/12); ela tratava um linfoma de Hodgkin desde 2023

Morreu aos 18 anos a ginasta Isabelle Marciniak, nessa quarta-feira (24/12), vítima de câncer. Ela lutava contra um linfoma de Hodgkin desde 2023.

Natural de Araucária, no Paraná, Isabelle Marciniak empilhou título estaduais e nacionais na ginástica rítmica. Ela fazia parte da equipe do Clube Agir. Em 2021, a ginasta foi ouro no Brasileiro de Ginástica Rítmica. Na época, ficou com o título no individual geral e do aparelho bola e prata na fita.

Em 2023, Isabelle foi campeã com o trio adulto do Paranaense de conjuntos.

Em nota oficial, a Federação Paranaense de Ginástica lamentou o falecimento e deixou mensagem solidária para a família e amigos da jovem.

“Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de equipe, treinadores e toda a comunidade da ginástica. Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação”, escreveu a entidade.

O que é linfoma de Hodgkin?

O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Contudo, a leucemia tem origem na medula óssea. Já o linfoma surge no sistema linfático, rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que é parte do sistema circulatório e do sistema imune.

O linfoma afeta os linfócitos, geralmente se manifestando com gânglios linfáticos aumentados e indolores no pescoço, axilas ou virilha. Também fazem parte desse sistema os gânglios linfáticos, e órgãos como timo, baço e amígdalas, além da medula óssea e o tecido linfático associado ao sistema digestivo. 

O tratamento principal da doença é com sessões de quimioterapia e, às vezes, radioterapia.

Compartilhe
Sair da versão mobile