Medalhista olímpica, Rebeca Andrade, de 25 anos, enviou um vídeo à Federação de Ginástica Internacional (FIG) fazendo o salto Triplo Twist Yurshenko (TTY). Caso a brasileira consiga realiza-lo nos Jogos Olímpicos de Paris, o salto vai receber o nome da ginasta.
A FIG classificou o movimento com valor de dificuldade 6,0. O salto, que nunca foi realizado em uma competição internacional, é considerado o mais complicado da ‘categoria’ Yurchenko. A versão mais comum desse grupo de movimentos é o com duas piruetas.
Ainda não foi confirmado se Rebeca, que venceu uma medalha de ouro e uma de prata na Olimpíada de Tóquio, irá realizar o salto em Paris 2024.
Polêmica com vídeo vazado
No começo de junho, uma publicação do Comitê Olímpico do Brasil gerou um mal-estar com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por divulgar Rebeca realizando o movimento em um treino. A informação foi divulgada pela coluna Olhar Olímpico, do UOL.
Estreia
Rebeca estreará em Paris 2024 no dia 28 de julho. Caso seja aprovada na fase de qualificação, vai às finais, que serão disputadas do dia 30 de julho ao dia 5 de agosto.