JOGOS OLÍMPICOS

Rebeca Andrade, Júlia Soares e mais: veja as finais do Brasil na ginástica artística em Paris 2024

Ginástica Artística do Brasil brilhou em Paris e garantiu participação em finais com grandes chances de medalha; veja lista
Foto do autor
Compartilhe

De pé, os torcedores da Bercy Arena acompanham o ritmo da música e observam atentamente o que veem metros abaixo. Aos 18 anos, mas com uma maturidade que impressiona os mais experientes, a brasileira Júlia Soares encantou no solo ao som de “Cheia de Manias”, de Raça Negra, e “Milord”, da francesa Edith Piaf, neste domingo (28/7). Na trave, brilhou com uma série sem falhas e alcançou a primeira final olímpica da carreira. Mas, mais que os feitos individuais, a jovem curitibana mostra que o legado da ginástica artística brasileira já está em Paris 2024.

Júlia Soares nasceu em 2005 e, com tão pouca idade, já tem conquistas significativas. Além da vaga na final na capital francesa, a ginasta de 1,53m foi vice-campeã mundial por equipes em 2023, campeã da etapa de Baku da Copa do Mundo de 2022 no solo e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 por equipes. Em Paris, é peça importante para a seleção que busca a medalha por equipes e aprende com as mais experientes, em especial Jade Barbosa, 33, e Rebeca Andrade, 25.

A multicampeã, aliás, foi o grande nome brasileiro nas classificatórias da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris. Rebeca Andrade se garantiu em cinco finais, com chances de medalha em todas: individual geral, salto, trave, solo e por equipes. A estrela só ficou fora nas barras assimétricas, aparelho de que mais gosta. Curiosamente, esta também será a única decisão sem a estadunidense Simone Biles. As duas prometem fazer um duelo à parte pelas primeiras posições nos próximos dias.

No individual geral, que premia a ginasta mais completa do mundo, Biles confirmou o favoritismo e encerrou a classificatória com a maior nota (59.566), logo à frente de Rebeca (57.700), segunda colocada. Na 11ª colocação, Flávia Saraiva (54.199) também vai disputar esta final. Jade Barbosa teve a 20ª melhor nota (24 se classificam), mas ficou fora porque só podem disputar a prova duas atletas de cada país.

Finais do Brasil na ginástica artística em Paris 2024

  • Final por equipes
  • Rebeca Andrade no solo, na trave, no individual geral e no salto
  • Flávia Saraiva no individual geral
  • Júlia Soares na trave
Compartilhe