JOGOS OLÍMPICOS

Finais de Rebeca Andrade na ginástica em Paris 2024: onde assistir, datas e horários

Classificada em cinco finais, Rebeca Andrade pode se tornar a brasileira com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos; veja data, horário e onde assistir às decisões
Foto do autor
Compartilhe

Primeira ginasta brasileira a medalhar em Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade pode atingir outra marca em Paris 2024 e se tornar a maior campeã do Brasil no torneio. A caminhada rumo ao feito começa nesta terça-feira (30/7), a partir das 13h15, na final por equipes.

Medalhista de ouro no salto e de prata no individual geral em Tóquio 2020, Receba Andrade precisa subir ao pódio em três disputas para igualar os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt como maiores medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos. Para ultrapassá-los, é necessário conquistar quatro medalhas.

A ginasta de 25 anos e 1,45m é capaz de escrever o nome na história do torneio mais uma vez. Ela se classificou à cinco finais, de seis possíveis (outro recorde pessoal), nesta edição da Olimpíada e chega com nome para medalhar em todas.

Final por equipes

Na ginástica artística, as atletas competem em quatro modalidades: trave, solo, barras assimétricas e salto. Primeiro, entram no tatame para a chamada fase qualificatória. É nesse momento que as finalistas são conhecidas.

Em cada aparelho, se apresentam quatro ginastas. Com a soma das notas de todas, o time pode avançar à final por equipes, assim como a Seleção Brasileira fez. Nesse domingo (28/7), o Brasil, representado por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, se garantiu na briga por medalhas ao encerrar a qualificatória com a quarta melhor nota (166.499), atrás de Estados Unidos, Itália e China.

Nesta terça-feira (30/7), portanto, competirá com outras sete seleções: Grã-Bretanha, Romênia, Canadá, Japão, China, EUA e Itália. O formato é o mesmo das eliminatórias, e os três times com maiores notas sobem ao pódio.

Final do individual

O esquema para se classificar à final do individual e dos aparelhos é exatamente o mesmo. Rebeca Andrade somou 57.700 após se apresentar nos quatro aparelhos e garantiu vaga. Com 54.199 pontos, Flávia Andrade também disputará medalha. A estadunidense Simone Biles, maior adversária, fez 59.566 pontos e avançou em primeiro. O evento para conhecer as três ginastas mais completas está marcada para esta quinta-feira (1ª/8), a partir das 13h15.

Final do salto

No salto, Rebeca Andrade é uma das favoritas, ao lado de Simone Biles. A norte-americana sai na frente por executar salto com grande nota de partida. O ‘Biles II’, duplo mortal grupado para trás com tripla pirueta, tem valor de 6,4.

A brasileira pode tentar o ‘Yurchenko com tripla pirueta’ para tentar o ouro. O salto tem nota de partida 6,0. Levando em conta as notas base dos dois saltos, é sabido que Biles pode chegar a 16,4 pontos e que Rebeca pode alcançar 16. Portanto, a vantagem da estadunidense ainda existe. Mas há esperança.

O confronto mais aguardado da ginástica artística será neste sábado (3/8), às 11h20.

Final da trave

Na final da trave, Rebeca Andrade terá companhia de outra brasileira, a Júlia Soares. As duas se apresentam no tatame na próxima segunda-feira (5/8), a partir das 7h38.

Final do solo

A performance de Rebeca Andrade na final do solo também é aguardada. Nas qualificatórias, ela se apresentou ao som de Anitta e garantiu 13.900 pontos. Biles avançou em primeiro após fazer 14.600 pontos. Mais uma vez, as duas brigarão pelo ouro. A final do solo é também na segunda-feira (5/8), às 9h23.

Júlia Soares é segunda reserva, ou seja, precisa de duas desistências pra chegar à final.

Barras assimétricas

Rebeca Andrade não esconde a intimidade que tem com as barras assimétricas. Mesmo com certo ‘carinho’ pelo aparelho, a brasileira não se classificou à final. Curiosamente, Simone Biles também não.

Neste aparelho, a brasileira é segunda reserva. A final sem duas das melhores ginastas do mundo é neste domingo (4/8), a partir das 10h40.

Finais da ginástica: datas e horários

  • Equipes – 30/7, às 13h15
  • Individual, com Rebeca e Flávia – 1/8 (quinta-feira), às 13h15
  • Salto, com Rebeca – 3/8 (sábado), às 11h20
  • Barras assimétricas – 4/8 (domingo), 10h40
  • Trave, com Rebeca e Júlia Soares – 5/7 (segunda-feira), às 7h38
  • Solo, Rebeca – 5/8 (segunda-feira), às 9h23

Finais da ginástica: onde assistir

Na TV fechada, o SporTV transmite as finais da ginástica. No Youtube, a CazéTV veicula as decisões. Na TV aberta, a Globo exibe as apresentações de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Júlia Soares.

Compartilhe