JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024: após bater Rebeca, Biles exibe colar com cabra e sorri

Após bater Rebeca Andrade e vencer o ouro no individual geral, nesta quinta-feira (1º/8), Simone Biles exibiu colar com cabra e sorriu
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Melhor de todos os tempos? Após bater Rebeca Andrade e vencer o ouro no individual geral, nesta quinta-feira (1º/8), Simone Biles exibiu colar com cabra e sorriu. No momento da premiação, a estadunidense deixou a corrente com o animal a vista, para fora do agasalho.

A palavra ‘cabra’, em inglês, quer dizer ‘goat’. No mundo esportivo, é a abreviação de ‘greatest of all times’, ou ‘melhor de todos os tempos’.

Considerada a melhor do mundo, Simone Biles é a atleta mulher mais condecorada da história dos Jogos Olímpicos. Nessa terça-feira (30/8), quando venceu o ouro na final por equipes, ultrapassou a também estadunidense Shannon Miller e ocupou o posto. Ao conquistar o primeiro lugar no individual geral, nesta quinta-feira, faturou a nona medalha no torneio: seis de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Assim como Rebeca Andrade, Simone Biles ainda tem três finais pela frente: do salto, da trave e do solo. Favorita ao ouro nas três, pode aumentar ainda mais a galeria de medalhas.

Sob os olhares de outra lenda

Para muitos, Nadia Comăneci carrega o status de melhor de todos os tempos. A ginasta romena, inclusive, esteve na Arena Bercy para acompanhar a final do individual geral, nesta quinta-feira.

Com apenas 14 anos, Comăneci participou da primeira Olimpíada, em Montreal 1976. Naquela edição, a romena brilhou nas barras assimétricas e ganhou nota 10 inédita nos Jogos Olímpicos – a maior possível até então.

Em Moscou 1980, venceu outros dois ouros. As conquistas significaram despedida dos tablados, já que se aposentou no ano posterior, com sete medalhas olímpicas.

Os talentos podem coexistir e permanecer na história. Foram apresentados em tempos diferentes e podem compartilhar o espaço de referência. Shabdita, por exemplo, disse: “Simone Biles é a Nadia Comăneci dos nossos tempos. Conheço Nadia porque meu pai ainda fala de seu talento em tom reverenciado. Provavelmente contaremos aos nossos filhos sobre Simone da mesma maneira”.

Finais de Simone Biles e Rebeca Andrade na ginástica em Paris 2024

  • Salto, com Simone e Rebeca – 3/8 (sábado), às 11h20
  • Trave, com Simone, Rebeca e Júlia Soares – 5/7 (segunda-feira), às 7h38
  • Solo, com Simone e Rebeca – 5/8 (segunda-feira), às 9h23

Leia também: Rebeca Andrade pode ganhar mais três medalhas em Paris 2024: veja datas e horários das finais

Compartilhe