JOGOS OLÍMPICOS

Quantas e quais medalhas Rebeca Andrade já ganhou em Olimpíadas?

Em Paris 2024, Rebeca Andrade já pendurou duas medalhas no pescoço e pode conquistar outras três
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Primeira brasileira a medalhar em Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade segue fazendo história e empilhando conquistas. Na Olimpíada de Paris 2024, a ginasta já pendurou duas medalhas no pescoço e pode conquistar outras três.

Rebeca Andrade brilhou em Tóquio 2020. Venceu a medalha de ouro no salto e a de prata no individual geral. Em um curto período de dias, tornou-se a primeira ginasta brasileira e a primeira mulher latino-americana a medalhar em Olimpíada e a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas em uma única edição.

Seguiu treinando em alto nível e acumulando conquistas até chegar em Paris 2024. Nesta edição da Olimpíada, participou de outro feito inédito: ganhou o bronze na final por equipes ao lado de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira. Até este ano, o time Brasil nunca havia subido em pódios na categoria.

Em seguida, coroou o ótimo desempenho novamente. Nesta quinta-feira (1º/8), venceu o bronze no individual geral e repetiu a dose de Tóquio 2020.

Bateu recorde e segue de olho em outro

Mas não para por aí. A brasileira ainda tem três finais a disputar: do salto, da trave e do solo. Em todas, a principal rival é a estadunidense Simone Boles, que conquistou o ouro no individual geral nesta quinta-feira (1º/8) e na final por equipes nessa terça-feira (30/7).

Se subir ao pódio mais uma vez, Rebeca Andrade igualará os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt como maiores medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos. Caso a ginasta de 25 anos fature quatro medalhas em Paris 2024, ela se tornará a maior medalhista do país em Olimpíada.

De qualquer forma, Rebeca Andrade já é a brasileira com mais medalhas em Jogos Olímpicos.

Finais de Rebeca Andrade na ginástica em Paris 2024

  • Salto, com Rebeca – 3/8 (sábado), às 11h20
  • Trave, com Rebeca e Júlia Soares – 5/7 (segunda-feira), às 7h38
  • Solo, com Rebeca – 5/8 (segunda-feira), às 9h23

Curiosamente, Rebeca Andrade e Simone Biles não se classificaram à final das barras assimétricas.

Na decisão da trave, a brasileira terá a companhia de Júlia Soares, colega de equipe.

Finais da ginástica: onde assistir

Na TV fechada, o SporTV transmite as finais da ginástica. No Youtube, a CazéTV veicula as decisões. Na TV aberta, a Globo exibe as apresentações de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Júlia Soares.

Medalhas de Rebeca Andrade em Jogos Olímpicos

  • Ouro no salto em Tóquio 2020
  • Prata no individual geral em Tóquio 2020
  • Bronze na final por equipe em Paris 2024
  • Prata no individual geral em Paris 2024
Compartilhe