Este 1º de agosto de 2024 entrará para a história da ginástica artística mundial. Foi o dia em que Rebeca Andrade ousou desafiar a lenda Simone Biles. Até o fim, a brasileira manteve viva a esperança de destronar a estadunidense nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas não deu, por pouco. A paulista de 25 anos conquistou a medalha de prata no individual geral nesta quinta-feira, na Arena Bercy, em uma conquista que mais uma vez dá a noção do tamanho dela para o esporte.
A disputa teve contornos épicos. Juntas, elas percorreram os aparelhos pelas quatro rotações, na seguinte ordem: salto, barras assimétricas, trave e solo. A cada rotação, Rebeca e Simone se alternavam na liderança no cômputo geral – a única que se atreveu a se intrometer foi a argelina Kaylia Nemour, mas por pouco tempo.
As adversárias foram ao solo com apenas 0.166 de vantagem para Biles. Era difícil, mas Rebeca poderia surpreender, especialmente se contasse com falhas da rival, o que já tinha ocorrido ao longo da disputa.
Mas, na hora da decisão, a estadunidense entregou o que dela se esperava. Brilhou na última apresentação da noite e conquistou mais um ouro com a nota 59.131, deixando a brasileira com a prata, com 57.932. O bronze foi da estadunidense Sunisa Lee (56.465), que se recuperou de um início ruim e terminou de forma impecável no solo.
Rebeca Andrade, agora, tem quatro pódios olímpicos. Em Tóquio 2020, ela foi ouro no salto e prata no individual geral. Em Paris 2024, já são outros dois: bronze por equipes, conquistado na última segunda-feira (29/7) e a prata nesta quinta. E podem vir mais.
Outra brasileira na disputa do individual geral, Flávia Saraiva terminou na nona colocação, com 54.032 de nota no geral. Ela começou muito bem e chegou a flertar com o pódio, mas escorregou no solo, o que inviabilizou o sonho da medalha.
Finais de Rebeca Andrade
Rebeca Andrade tem outras três finais para disputar em Paris 2024, todas com chances reais de medalha. Veja a seguir a agenda para os próximos dias:
- Final do salto – sábado (3/8), às 11h20 (de Brasília)
- Final da trave – segunda-feira (5/8), às 7h38 (de Brasília)
- Final do solo – segunda-feira (5/8), às 9h23 (de Brasília)
Disputa no individual geral
Rebeca Andrade e Simone Biles protagonizaram uma disputa pessoal ao longo da final desta quinta-feira. Elas estavam no mesmo grupo do atletas. Portanto, competiam sempre no mesmo aparelho durante as rotações, o que aumentou a tensão nota a nota.
Rotação 1
As duas principais ginastas do mundo começaram a disputa no salto, principal aparelho de Rebeca. A brasileira cravou e tirou 15.100, mesmíssima nota que garantiu ao Brasil o bronze na disputa por equipes na segunda-feira (29/7).
Logo depois, Simone Biles arriscou com um salto com dificuldade 6.40. Para se ter uma ideia, o de Rebeca foi 5.60. Com isso, mesmo com leve desequilíbrio, a estadunidense conseguiu um impressionante 15.776 e ficou na primeira posição, deixando a brasileira em segundo.
Resultado daquele momento:
- 1º Simone Biles – 15.776
- 2º Rebeca Andrade – 15.100
Rotação 2
Na segunda rotação, a esperança para a brasileira. Simone Biles quase bateu o pé e, com os erros, ficou com 13.773 nas barras assimétricas. Rebeca conseguiu 14.666. Curiosamente, este foi o único aparelho para o qual as duas não se classificaram à final.
Neste momento, uma “intrusa” entre as duas. A argelina Kaylia Nemour conseguiu um impressionante 15.533 nas barras e assumiu a segunda colocação, com Rebeca em primeiro e Simone em terceiro.
Resultado daquele momento
- 1º Rebeca Andrade – 29.766
- 3º Simone Biles – 29.499
Rotação 3
Na terceira rotação, Simone brilhou com um 14.566 na trave. Isso fez a pressão sobre Rebeca Andrade aumentar. A brasileira não caiu, mas se desequilibrou em alguns momentos, apesar da boa performance. Recebeu 14.133 e voltou para a segunda colocação, com a estadunidense na liderança.
Resultado daquele momento
- 1º Simone Biles – 44.065
- 2º Rebeca Andrade – 43.899
Rotação 4
O confronto final entre as duas ficou para o solo. Rebeca seria a penúltima a se apresentar, com Simone Biles em seguida. Rebeca fez um bom solo, mas pisou fora da área no começo, o que piorou a nota (14.033). A estadunidense, então, conseguiu 15.066 e faturou o ouro.
Resultado final
- 1º Simone Biles – 59.131
- 2º Rebeca Andrade – 57.932