Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Rebeca Andrade pelo ouro na Olimpíada de Paris. A ginasta de 25 anos ficou em primeiro lugar na disputa do solo, nesta segunda-feira (5/8).
“Estou no Chile e acabo de saber do ouro para Rebeca Andrade no solo, sua quarta medalha em Paris. Parabéns para nossa maior medalhista olímpica da história!”, escreveu Lula em publicação na rede social X, antigo Twitter.
Rebeca Andrade ganhou ouro na Olimpíada de Paris
Após ficar fora do pódio na final da trave, Rebeca Andrade não se abateu e foi para a decisão do solo fazer história. Com nota de 14.166, aguardou os restantes das apresentações – inclusive a de Simone Biles, principal rival – para confirmar a medalha de ouro.
Rebeca Andrade, a maior de todos os tempos
Com o resultado, Rebeca Andrade chega sobe ao pódio pela sexta vez e se isola como a maior medalhista olímpica da história do Brasil. A paulista de Guarulhos supera outras lendas do esporte nacional: os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que têm cinco medalhas cada.
A história começou em Tóquio 2020. Na ocasião, Rebeca Andrade conquistou duas medalhas: o ouro no salto e a prata no individual geral.
Depois, em Paris, quatro pódios em uma mesma Olimpíada – algo que nenhum outro brasileiro conseguiu. Rebeca faturou o ouro no solo, a prata no salto e no individual geral e o bronze por equipes.