JOGOS OLÍMPICOS

‘Roubo’? Internet se revolta com nota de Rebeca Andrade na final da trave em Paris

Internet se revoltou com nota recebida por Rebeca Andrade na final da trave nesta segunda-feira (9/3); especialistas comentaram avaliação
Foto do autor
Compartilhe

Rebeca Andrade foi a última a se apresentar na final da trave na Olimpíada de Paris, nesta segunda-feira (5/8). Com Simone Biles já fora do pódio, a expectativa era por ouro da ginasta brasileira. Entretanto, a nota recebida por ela não a credenciou para o pódio, o que revoltou torcedores.

A apresentação de Rebeca foi avaliada em 13.933, o que deu a ela o quarto lugar. A italiana Alice D’Amato ficou em primeiro como 14.366, enquanto a chinesa Yaqin Zhou levou a prata (14.100) e a também italiana Manila Esposito (14.000) faturou o bronze. Biles terminou em quinto, com 13.100.

Torcedores se revoltaram com nota de Rebeca Andrade

Nas redes sociais, a reação foi de revolta em relação a nota recebida por Rebeca Andrade. Frases como “que roubo foi esse” apareceram no trending topics (assuntos mais comentados) da rede social X, antigo Twitter. Veja alguns comentários a seguir:

Comentaristas analisaram nota recebida por Rebeca Andrade

O ginasta Arthur Zanetti, comentarista do Grupo Globo durante a Olimpíada, explicou a avaliação: “Na classificatória, ela saiu de 6.1 e, agora, de 5.7, então diminuiu muito a nota de partida dela para fazer uma série segura, para acertar. Fez o correto, só que ela acabou não compensando tanto também na nota de dificuldade, então isso acabou baixando bastante, baixou 4 décimos. Muita coisa numa final olímpica. Por isso ela não tirou a mesma nota da classificatória, por questão da dificuldade”.

Realizar apresentação com maior nota de dificuldade poderia ser arriscado, avaliou Zanetti. Mesmo com a explicação, o ginasta demonstrou espanto com a nota. “Pode ser que teria prata ou até ouro, mas poderia errar, né? É difícil falar. Complicado porque a gente está tipo surpreso aqui”.

Daniele Hypolito, ginasta e comentarista, também lamentou a nota: “É uma pena porque ela passou bem pela prova. A gente ficou surpreso com a nota. Eu achei que era para mais, mas é o que a gente fala, a gente tá aqui como torcedor, como telespectador, e a gente tem um pouco de noção da parte técnica, da parte que a ginasta apresenta”.

Na sequência, explicou ausência importante na prova de Rebeca: “Ela fez uma prova muito boa, mas perdeu uma ligação, a maior dela. isso faz diferença para o bronze. Se ela tivesse feito reversão sem mãos ligada com espacato na cabeça, teria ganhado 0.20 e beliscado o bronze”.

Outra final

Rebeca tem outra final pela frente. Logo mais, às 9h30, disputará o solo. Biles também briga na prova. Caso conquiste pódio, a brasileira ultrapassará os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael se tornará a maior medalhista do país, entre homens e mulheres, na história dos Jogos Olímpicos.

Medalhas olímpicas de Rebeca Andrade

  • Ouro no salto em Tóquio 2020
  • Prata no individual geral em Tóquio 2020
  • Bronze por equipes em Paris 2024
  • Prata no individual geral em Paris 2024
  • Prata no salto em Paris 2024
Compartilhe