GINÁSTICA

Atleta que esteve em pódio com Rebeca e Biles desabafa após perder medalha

Após ter uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 retirada, a norte-americana Jordan Chiles desabafou sobre o caso
Foto do autor
Compartilhe

A ginasta norte-americana Jordan Chiles desabafou, nessa quarta-feira (11/9), sobre ter perdido a medalha de bronze nas Olimpíadas 2024 após cerimônia de premiação com Rebeca Andrade e Simone Biles.

Na primeira entrevista da atleta após o caso, a estadunidense falou, para Forbes, como a situação à afetou.

“A maior coisa que foi levada de mim foi o reconhecimento de quem eu era. Não somente meu esporte, mas a pessoa que eu sou”, inicia.

“Não é sobre a medalha. É sobre a cor da minha pele. É sobre o fato de ter tido coisas que levaram a essa posição de ser atleta. Eu senti tudo sendo levado. Senti como se estivesse de volta em 2018, quando perdi o amor pelo esporte. Perdi de novo”, adiciona.

“Segui as regras. Meu treinador seguiu as regras. Nós fizemos tudo que era completamente certo”, diz.

“Definitivamente estava difícil de sentir o amor e suporte. Vendo de fora agora, vendo todo mundo, posso sentir agora, mas no começo era muito difícil absorver isso, porque meu coração estava quebrado”, finaliza.

O caso

Na disputa do salto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Rebeca Andrade conquistou o ouro (14.166 pontos), Simone Biles a prata (14.166) e Chiles havia ganho o bronze (13.766).

A então terceira colocada subiu ao pódio na cerimônia de premiação. Porém, a romena Ana Barbosu (13.700) recorreu e apontou uma irregularidade no pedido de revisão que havia aumentado a nota de Jodan.

A Corte de Arbitragem do Esporte (CAS) reconheceu a inconsistência. Com isso, Chiles caiu para quinta posição e perdeu o bronze.

Compartilhe