JOGOS OLÍMPICOS

Qual é o intuito do COB com o Hall da Fama? Medalhista olímpica responde

Única medalhista olímpica da América Latina no pentatlo moderno, Yane Marques é vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Rio de Janeiro – O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem como vice-presidente um nome histórico do pentatlo moderno. Única atleta da América Latina a conquistar uma medalha olímpica no esporte, Yane Marques lidera, junto do presidente Marco La Porta, o COB, que promoveu um evento para integrar quatro atletas no Hall da Fama na terça-feira (13/5), no Rio de Janeiro. Mas qual é o intuito desta honraria? A ex-atleta respondeu.

Em entrevista ao No Ataque, Yane Marques falou sobre a importância de registrar atletas históricos no Hall da Fama. Para a medalhista de bronze em Londres 2012, nomear atletas como Afrânio Costa, Daiane dos Santos, Edinanci Silva e Guga – escolhidos desta vez – tem como meta inspirar os jovens.

“Esse dia eterniza quatro histórias muito lindas, quatro histórias inspiradoras, e a gente ajuda nossos jovens a escolherem os símbolos para as vidas deles. São histórias que inspiram, que motivam, que dão um norte de vida, de entrega, de alegria, de realização, sempre em função do esporte”

Yane Marques, medalhista olímpica e vice-presidente do COB

Na sequência, Yane Marques usou o próprio lema do mandato ao lado de Marco La Porta. Eles foram eleitos em outubro de 2024 e assumiram o mandato de quatro anos em 15 de janeiro, já visando ao ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

“Eu fico feliz demais quando vejo essa juventude despontando, e isso dialoga muito com o mote da nossa gestão: ‘Juntos por uma nação esportiva’. Com o ‘juntos’ a gente admite que sozinhos a gente não vai chegar longe, né? Então a gente precisa de parcerias, de estar com muita gente colaborando. E a ‘nação esportiva’ fala muito sobre números, volume de pessoas. Imagina: muita gente se encantando, se apaixonando pelo esporte?”, concluiu Yane Marques.

Homenagem do Hall da Fama do COB

O COB promoveu na noite de terça-feira (13/5), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, um evento para homenagear quatro atletas que entraram para o Hall da Fama da entidade. Daiane dos Santos, da ginástica artística; Edinanci Silva, do judô; Gustavo Kuerten, o Guga, do tênis; e Afrânio Costa, do tiro esportivo – que morreu em 1979 -, foram os ícones do esporte brasileiro escolhidos para que a trajetória seja celebrada e premiada.

Daiane, Edinanci e Guga estiveram no evento no tradicional Bairro de Copacabana e deixaram as marcas com mãos ou pés, enquanto Afrânio foi representado pela sobrinha-neta Cristina Ferraz.

Os moldes estarão disponíveis no Centro de Treinamento do COB, e todos os detalhes da vida de cada um dos atletas está disponível na página digital do Hall da Fama do COB, criado em 2018 e que já contava com 35 atletas, chegando à marca de 39 ícones brasileiros.

O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite do Comitê Olímpico Brasileiro para participar de eventos no Rio de Janeiro e acompanhar in loco a homenagem. Acompanhe o No Ataque para ver os desdobramentos dos eventos na capital carioca.

Compartilhe