Revelação da equipe brasileira de ginástica em Paris 2024! Esta é Júlia Soares. Natural de Curitiba, no Paraná, a atleta de 18 anos compete em Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira.
Júlia Soares é promessa do Brasil não só para as próximas competições, mas também em Paris 2024. A jovem competidora se classificou à final da trave ao encerrar a qualificatória em oitavo lugar, com 13.800 pontos. Para tentar vaga na decisão, usou elemento que leva o próprio nome – o ‘Soares’ é a entrada na trave em vela seguida de pirueta. A decisão está marcada para segunda-feira (5/7), às 7h38.
Além disso, ela se apresenta com o time na final por equipes, nesta terça-feira (30/7), na Arena Bercy, a partir das 13h15. Júlia Soares disputará a trave e o solo. A Globo (TV aberta), o SporTV (TV fechada) e a CazéTV (Youtube) exibem a competição.
Apesar de não ter se classificado à decisão do solo, a curitibana deu show na primeira exibição, pela qualificatória. Apresentou-se ao som de ‘Cheia de Manias’, do Raça Negra, e levou o samba para o tatame de Paris.
A trajetória
Como toda ginasta, Júlia Soares iniciou na modalidade ainda criança. O Centro de Excelência em Ginástica do Paraná, em Curitiba, foi onde ela deu os primeiros passos na carreira como atleta profissional.
Iryna Ilyashenko, treinadora ucraniana da Seleção Brasileira Feminina de Ginástica, observou a ginasta e a levou para as competições.
Antes de chegar à Olimpíada, Júlia Soares encantou. Em 2022, veio a primeira grande conquista: ouro na etapa de Baku da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Além disso, é quatro vezes medalhista do Sul-Americano, integrou a equipe que levou a prata no Mundial de 2023 e, nos Jogos Pan-Americano de 2023, também venceu a prata por equipes.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) não permite que atletas menores de 16 anos disputem os Jogos Olímpicos.