A equipe brasileira de ginástica artística fez história nesta terça-feira (30/7). Comandado por Rebeca Andrade, o grupo conquistou o bronze, primeira medalha do Brasil na modalidade. O ouro ficou com os Estados Unidos, que contou com ótimas notas de Simone Biles. Mas, afinal, qual das duas atletas pontuou melhor?
Rebeca Andrade superou a pontuação de Biles em dois dos quatro aparelhos, mas teve um somatório menor. No total, a brasileira pontuou 57.966, contra 58.332 da estadunidense. A diferença fica em 0.366 pontos.
No salto e nas barras, Rebeca levou a melhor, com as diferenças de 0.200 e 0.133, respectivamente. Contudo, Biles ganhou vantagem no solo e na trave, com superioridade de 0.466 e 0.233.
Rebeca liderou Brasil em conquista histórica
Não foi fácil. O Brasil chegou ao pódio apenas na última apresentação, quando Rebeca Andrade fez um salto espetacular que rendeu 15.100, maior nota de toda a prova. Depois, a equipe britânica falhou no cavalo e não conseguiu alcançar as brasileiras.
Além de Rebeca Andrade, o Brasil contou com Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares no time. Ao todo, a equipe somou 164.497 pontos – nota inferior aos 166.499 das classificatórias, em que as brasileiras terminaram em quarto. A performance inferior aumentou a tensão e a expectativa, mas Rebeca não decepcionou.
Antes do bronze, o melhor resultado brasileiro na ginástica artística em equipes em Jogos Olímpicos havia sido o oitavo lugar.
Como esperado, a medalha de ouro foi para os EUA, embalado por performances impecáveis de Simone Biles. A prata ficou com a Itália.