GINÁSTICA

Ginástica: Rebeca Andrade tem chance de alcançar feito inédito no Pan

Favorita na ginástica, Rebeca pode se tornar a mulher com mais medalhas de ouro em uma edição dos Jogos Pan-Americanos
Foto do autor
Compartilhe

A ginasta brasileira Rebeca Andrade pode se tornar a mulher com mais medalhas de ouro em uma edição dos Jogos Pan-Americanos. A atleta tem chance de conquistar o feito caso participe das seis provas e termine em primeiro em todas.

Além do ineditismo entre as atletas do sexo feminino, Rebeca se igualaria a homens no Pan. O nadador brasileiro Thiago Pereira ganhou o ouro nos 200m costas, 200m peito, 200m medley, 400m medley e nos revezamentos 4x100m e 4x200m livres em 2007, no Rio de Janeiro.

O primeiro a conseguir a façanha foi o ginasta cubano Eric López, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003. Ele ficou com o ouro por equipes pelo seu país e no individual geral, bem como alcançou a melhor nota nas argolas, no salto, no cavalo com alças e nas barras paralelas.

Estreia de Rebeca no Pan

Ouro na prova de salto e prata no individual geral da Olimpíada de Tóquio’2020, Rebeca Andrade, de 24 anos, disputará os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. O evento em Santiago, no Chile, ocorre entre 20 de outubro e 5 de novembro.

“Esse é o meu primeiro Pan e estou muito animada e feliz de estar aqui. Temos meninas mais experientes que já me explicaram como é a energia dessa competição e outras estreantes. Espero que seja uma excelente competição para a gente”

Rebeca Andrade

“A ginástica brasileira está se tornando referência, não só no nosso país, mas no mundo todo. O Brasil pode mostrar o quanto a gente cresceu e o quanto pode crescer ainda mais. Temos todo o apoio da nossa equipe multidisciplinar, do COB, da Confederação e dos clubes que nos orgulha muito. O resultado mundial foi esperado por gerações e a gente conseguiu tirar do papel com muito trabalho”, complementou a ginasta.

Último ouro do Brasil

O último ouro do Brasil na modalidade no Pan-Americano foi na edição do Rio de Janeiro, em 2007. Na ocasião, Jade Barbosa ganhou a competição no salto.

Compartilhe