Beatriz Cesarini – Medalhista de prata no solo no Mundial de Ginástica Artística, Rebeca Andrade vai entrar na disputa do aparelho nos Jogos Pan-Americanos de Santiago apenas se alguma atleta precisar ser substituída. No Chile, porém, ela disputa quatro medalhas, incluindo por equipe.
A Seleção Brasileira de ginástica artística realizou, na tarde dessa quinta-feira (19), o treino de pódio, uma espécie de ensaio geral que simula a competição.
Durante o treino, Rebeca Andrade foi a última a fazer a apresentação no solo, mas não completou todos os movimentos, diferentemente das companheiras de time.
Rebeca Andrade será poupada
A decisão da comissão técnica em poupar foi tomada de forma conjunta com a atleta.
“Queremos dar uma segurada, porque precisa desse esforço todo. Ela é a quinta menina, não se apresenta. Só [se apresenta] se acontecer alguma coisa. O solo dela é muito melhor, mas treinar solo, para ela, e os quatro aparelhos, é muito desgastante. Então, preferimos que ela faça dois saltos de disputa, e tente pegar a final no salto, na paralela, na trave”, explicou o técnico Francisco Porath Neto, o Chico.
“Mesmo que a Rebeca fizesse solo, teria de fazer dois dias porque esse formato de competição é seguido. Então, é classificatória e aí, já no outro dia, tem o individual geral. Fazer de novo e ainda possivelmente pegar a final de solo é muito pesado”
Chico, técnico de Rebeca Andrade
Rebeca Andrade vai competir nas paralelas, salto e trave. As disputas da modalidade começam neste sábado (21/10), com o masculino. A equipe feminina, contudo, só compete no domingo.