O Goiás derrotou o Fortaleza neste sábado, por 1 a 0, em duelo disputado no Estádio da Serrinha, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time esmeraldino suou e conquistou uma boa vitória diante do seu torcedor para subir na tabela.
A primeira etapa foi de pouquíssimas emoções, mas o fim da partida compensou. Um gol contra marcado por Tobias Figueiredo no início do segundo tempo definiu o placar. O Leão do Pici tentou, mas não conseguiu reagir, enquanto a equipe alviverde ainda teve dois tentos anulados pelo VAR.
O resultado é excelente para o Goiás, que ultrapassa o Santos e empurra o adversário para perto da zona de rebaixamento. O time goiano agora ocupa o 15º lugar, com 19 pontos. Caso o Bahia derrote o América neste domingo, em Salvador, o Peixe entrará no Z4.
Enquanto isso, o Fortaleza permanece estacionado na 12ª posição, com 23 pontos.
Próximos jogos
O próximo desafio do Goiás na temporada será pela Sul-Americana. A equipe comandada por Armando Evangelista tentará reverter a vantagem de três gols do Estudiantes na quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Serra Dourada, para tentar avançar às quartas de final.
Do outro lado, o Fortaleza também entra em campo pela mesma competição, contra o Libertad-PAR. Os times se enfrentam às 19h da próxima terça, na Arena Castelão. Na ida, o clube cearense venceu por 1 a 0.
Goiás x Fortaleza: como foi o jogo?
O primeiro tempo do jogo foi ruim. A primeira grande chance de gol só foi surgir aos 19 minutos, quando Caio Alexandre tocou para Pikachu, que driblou e chutou firme para a defesa de Tadeu.
Aos 31, o Goiás respondeu com um chute à longa distância de Hugo, nas mãos de João Ricardo. O Esmeraldino chegou novamente aos 39, com um bom cruzamento na área para Maguinho, que não alcançou e viu a bola se perder pela linha de fundo.
No fim da primeira etapa, Tobias cabeceou contra o próprio gol após um lançamento e assustou João Ricardo, mas a bola foi pela linha de fundo.
O Goiás não perdeu tempo após a volta do intervalo e abriu o placar com menos de dez minutos no relógio. Aos sete, após um chute rasteiro da entrada da área, Tobias Figueiredo tentou se esticar para tirar a bola, mas acabou a empurrando para o fundo das próprias redes.
Matheus Babi quase ampliou aos 14 minutos. Ele saiu frente a frente com João Ricardo, mas acabou chutando em cima do goleiro. O atacante Allano chegou a anotar o segundo em um contra-ataque, mas o tento foi anulado por impedimento.
Com 37 minutos, Marinho mandou um chute de fora de área e quase empatou. Pouco depois, João Magno aumentou a vantagem, mas viu novamente o gol ser invalidado pelo VAR, desta vez por uma falta na origem do lance. Marinho ainda acertou a trave em cobrança de falta, aos 45.
GOIÁS 1 X 0 FORTALEZA
- Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO)
- Data: 05 de agosto de 2023, sábado
- Horário: 18h30 (de Brasília)
- Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
- Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
- Cartões amarelos: Caio Alexandre, Lucero e Dudu (Fortaleza); Edu (Goiás)
- Cartão vermelho: nenhum
- Gol: Tobias Figueiredo (contra), aos 7′ do 2T
GOIÁS
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Sidimar (Edu) e Hugo; Willian Oliveira, Morelli e Guilherme Marques (Higor Meritão); Anderson Oliveira, Vinicius (João Magno) e Matheus Babi (Allano). Técnico: Armando Evangelista
FORTALEZA
João Ricardo; Brítez, Tobias Figueiredo (Dudu), Titi e Escobar; Caio Alexandre (Lucas Crispim), Pedro Augusto, Pochettino (Thiago Galhardo) e Yago Pikachu (Machuca); Marinho e Silvio Romero (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda