HANDEBOL

Mineirinho volta a ser palco esportivo dois anos depois de receber Rafael Nadal

Ginásio do Mineirinho, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, vai sediar o Final Four da Liga Nacional de Handebol de 2 a 8 de dezembro
Foto do autor
Compartilhe

O Estádio Jornalista Felippe Drummond, popularmente conhecido como Mineirinho, em Belo Horizonte, que teve momentos históricos ligados ao esporte ao longo da história, voltará a ser palco de uma competição esportiva depois de dois anos. De 2 a 8 de dezembro, o ginásio vai sediar a fase final da Liga Nacional de Handebol – que reúne as quatro melhores equipes do país, no masculino e no feminino.

O último evento esportivo do Mineirinho foi a partida de tênis entre o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud, em 26 de novembro de 2022. O jogo fez parte de uma turnê exibição de Nadal pelas Américas – que passou também por Argentina, Chile, Equador, Colômbia e México.

Na Liga Nacional de Handebol, equipes das cinco regiões do Brasil se enfrentam entre si. As 12 melhores no masculino se classificam para a fase de grupos, entre 22 e 27 de setembro. Já os 12 times do feminino disputarão seus jogos de 30 de setembro a 4 de outubro. Essa etapa será na cidade de São José, em Santa Catarina. Os quatro melhores vão para o Final Four, em BH.

“Quando recebemos a candidatura de Minas Gerais, através da Federação Mineira de Handebol, a intenção de sediar o Final Four, fomos o maior entusiasta para que o estado levasse o evento. É uma consolidação do trabalho da federação, que vem sendo um dos expoentes do handebol brasileiro”, afirmou Felipe Casão, presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que esteve em Belo Horizonte nessa quarta-feira (4/9) para o lançamento da Liga Nacional de Handebol.

No ano passado, o mineiro Praia Clube foi o campeão do Final Four da Liga Nacional de Handebol no masculino, ao vencer o Nacional-SC. A competição foi disputada no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.   

“Que essa iniciativa motive mais equipes mineiras a participar desse grande evento de handebol do Brasil. É um grande desafio para a federação mineira se preparar para receber este grande evento. No ano passado, sediamos o Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil e neste ano fomos contemplados com o Final Four”

Luiz Fernando Andrade, presidente da Federação Mineira de Handebol (FMH)

Números do Mineirinho

  • 1980 – Ano da inauguração, como Palácio dos Esportes
  • 33 mil – Recorde de público registrado na partida de vôlei masculino entre Brasil e Grécia, em 1994

Rafael Nadal fez jogo exibição no Mineirinho em 26 de novembro de 2022 (Crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press – 26/11/22)

Nadal no Mineirinho

Cerca de 10 mil pessoas pagaram ingressos para ver a partida entre Rafael Nadal e Casper Ruud, no Mineirinho, em 26 de novembro de 2022.

O evento marcou também a despedida do mineiro Bruno Soares, que se aposentou das quadras aos 40 anos.

Nadal, que contou com a torcida da maioria dos presentes, saiu vencedor por 2 a 0, com parciais de 7/6 e 7/4.

CBLOL no Mineirinho

Antes de abrir espaço para uma quadra de handebol, o Mineirinho vai sediar evento de games. Neste sábado (7/9), o ginásio vai receber a decisão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL).

Com ingressos esgotados, a final será entre paiN Gaming e Vivo Keyd Stars.

O time que vencer vai representar o Brasil no Worlds 2024, campeonato mundial do jogo, e receberá prêmio de R$ 115 mil.


Compartilhe