Com os braços erguidos e sorriso no rosto, Gabriela Moreschi virava para a torcida e vibrava mais uma grande defesa. Desse modo, a goleira de 30 anos “regeu” as arquibancadas e a Seleção Brasileira feminina de handebol em uma vitória impactante sobre a Espanha por 29 a 18 nesta quinta-feira (25/7), na South Paris Arena 6, a estreia no Grupo B dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A vitória nesta primeira rodada é fundamental para as pretensões do Brasil de avançar ao mata-mata na Olimpíada. França, Holanda, Hungria e Angola também integram o Grupo B. As quatro primeiras colocadas se classificam à fase eliminatória. Teoricamente, o adversário africano é inferior aos demais e, se batê-lo, a Seleção encaminha a vaga.
Fim de tabu
O Brasil voltou a ganhar da Espanha no handebol feminino após dez anos. A última vitória havia sido em 30 de novembro de 2014, por 24 a 20, em um amistoso. De lá para cá, eram sete partidas, com seis triunfos espanhóis e um empate.
O jogo
Basta observar o placar para identificar o trunfo brasileiro nesta tarde parisiense (manhã no Brasil). Com apenas 18 gols sofridos, a Seleção foi sólida defensivamente – até quando teve jogadora a menos – e contou com uma atuação quase perfeita de Gabi Moreschi. A grande partida da goleira a fez entrar nos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).
Ofensivamente, o Brasil foi muito mais preciso. Principais jogadoras da Seleção, as armadoras Bruna de Paula e Patrícia Matieli foram as artilheiras da partida, com seis.
Com a bela atuação, a Seleção Brasileira esteve à frente o tempo quase todo e celebrou a importante vitória.
Próximos jogos do Brasil
- Brasil x Hungria – domingo (28/7), às 4h
- Brasil x França – terça-feira (30/7), às 14h
- Brasil x Holanda – quinta-feira (1º/8), às 4h
- Brasil x Angola – sábado (3/8), às 9h