O ex-jogador de hóquei finlandês Janne Puhakka foi encontrado morto em casa, nesse domingo (13/10), e a polícia suspeita que seu parceiro, Rolf Nordmo, esteja por trás do crime.
Puhakka, que tinha 29 anos, é reconhecido como o primeiro atleta de hóquei declaradamente homossexual da Finlândia, e um dos primeiros do mundo. Em 2014, ele conheceu o veterinário norueguês Rolf Nordmo por um chat virtual e os dois começaram a se relacionar.
Segundo o jornal finlandês Ilta-Sanomat, Nordmo, que tem 66 anos, é apontado pela polícia como principal suspeito de matar o parceiro a tiros na casa em que viviam.
A polícia não revelou oficialmente as identidades dos envolvidos no crime, mas o chefe de investigação, Matti Högman, relatou à imprensa finlandesa que as autoridades “Tem uma compreensão razoavelmente boa do que aconteceu”.
O caso chegou à polícia por uma ligação de emergência feita por uma pessoa que passava pelo local. As autoridades finlandesas afirmaram que prenderam o suspeito na casa, pacificamente, mas não revelaram sua identidade.
O hóquei no gelo é o esporte mais popular da Finlândia. Por lá, Puhakka defendeu o Blues, na primeira divisão nacional, e Tuto Hockey e Espoo United, na segunda. Depois, esteve no Gap, da França, onde se aposentou ao final da temporada 2017-2018.