UFC

UFC: lutador brasileiro indica livro de von Mises, e políticos reagem

Lutador da categoria dos leves comemorou vitória sobre adversário dos Estados Unidos de maneira inusitada no octógono do UFC 300
Foto do autor
Compartilhe

Comemorações depois das vitórias e provocações desafiando novos adversários fazem parte da carreira da maioria dos lutadores de MMA. Entretanto, no último sábado (13/4), em Las Vegas, um lutador brasileiro fez um discurso inusitado ao ser entrevistado no octógono do UFC.

Após um triunfo sobre o americano Jalin Turner, por nocaute técnico, o peso-leve Renato Moicano, de 34 anos, recomendou a leitura de um livro do economista austríaco Ludwig von Mises.

“Eu adoro propriedade privada, e deixe-me dizer uma coisa, se você se preocupa com a p**** do seu país, leia Ludwig von Mises e a obra ‘Seis lições da Escola Econômica Austríaca'”, destacou o lutador brasileiro.

Diante da entrevista de Renato Moicano ao comentarista Joe Rogan, diversos políticos e representantes de institutos liberais reagiram na rede social X (antigo Twitter).

“Boa, Moicano! O Brasil precisa de vozes corajosas como a sua!”, exaltou o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil). “Senhoras e senhores, a direita furou a bolha! Magnífico discurso do Renato Moicano”, comemorou o deputado estadual Danilo Balas (PL-SP). “Olhem o resultado da indicação do Renato Moicano no UFC. As buscas por Ludwig von Mises no Google explodiram”, destacou Marina Helena (Novo), ex-diretora do Ministério da Economia na gestão de Paulo Guedes.

Melhor peso-leve do mundo?

Na histórica edição 300 do UFC, Renato Moicano conquistou a terceira vitória consecutiva na maior liga de MMA do mundo.

“Ninguém pode me machucar. Eu sou o melhor peso-leve do mundo. Eu perdi para o José Aldo no peso-pena, mas agora eu não posso perder mais porque tenho uma família para alimentar e eu não vou parar até conquistar o cinturão. UFC você precisa me respeitar”, disparou Renato Moicano, ao relembrar sua derrota para o ex-campeão José Aldo, em fevereiro de 2019, em Fortaleza.

A sequência positiva de Renato Moicano no UFC começou em novembro de 2022, quando ele venceu Brad Ridell, por finalização. Contudo, no ano seguinte, o lutador não disputou nenhum combate por causa de uma ruptura no menisco do joelho esquerdo. Para resolver o problema, ele necessitou, inclusive, de um procedimento cirúrgico.

Em fevereiro deste ano, o peso-leve voltou ao octógono com vitória sobre Drew Dober, por decisão unânime dos juízes. A terceira vitória seguida veio justamente nesse sábado ao derrotar Jalin Turner no segundo round depois de uma sequência de socos.

Ao todo, Renato Moicano tem 19 vitórias na carreira e cinco derrotas. Ele começou a lutar MMA profissionalmente em 2010.

Atualmente, o lutador ocupa a 13ª colocação no ranking peso-leve do UFC. O campeão da categoria é o russo Islam Makhachev.

Veja a entrevista de Renato Moicano no UFC

Compartilhe