UFC

UFC: lutador de Contagem supera campeões e é eleito segundo mais bonito do mundo

O lutador mineiro Paulo Costa, mais conhecido como Borrachinha, será uma das estrelas do card do UFC 302 neste sábado (1/6)
Foto do autor
Compartilhe

Quando o assunto é beleza nem Jon Jones, Islam Makhachev ou Alex Poatan são capazes de bater Paulo Costa, o Borrachinha. Ao menos é o que garante uma IA (Inteligência Artificial) especializada em reconhecimento facial. De acordo com o site MMA Mania, o lutador de Contagem supera esses campeões do UFC em uma lista dos 20 lutadores mais bonitos do mundo.

Para eleger os lutadores mais belos, a IA utilizou a proporção áurea – uma constante matemática que define padrões estéticos de um rosto como simetria e harmonia. O dispositivo analisou imagens dos atletas do UFC e, dessa forma, Borrachinha foi eleito o segundo mais bonito com a nota 9.24. O lutador de Contagem só perde para o irlandês Conor McGregor, ex-campeão dos penas e dos leves, que recebeu 9.27.

Paulo Costa, que ainda sonha com o cinturão do UFC, será uma das estrelas do evento deste sábado (1/6), no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Borrachinha enfrentará o ex-campeão dos médios Sean Strickland, no co-main event da edição 302 do Ultimate Fighting Championship.

Segundo mais bonito do mundo

Em coletiva de imprensa nesta semana, Borrachinha contestou o resultado da IA. “Estou feliz porque venci Sean Strickland [na lista]”, disse Paulo Costa. “Mas eu sou o lutador mais bonito de todos os tempos. O que está acontecendo? Acho que essa IA não é tão boa”, brincou.

  1. Conor McGregor 9.27
  2. Paulo Costa 9.24
  3. Leon Edwards 8.51
  4. Sean Strickland 8.36
  5. Max Holloway 8.34
  6. Sean O’Malley 8.27
  7. Chris Weidman 8.25
  8. Song Yadong 8.17
  9. Paddy Pimblett 8.06
  10. Alex Volkanovski 7.92
  11. Dricus Du Plessis 7.89
  12. Alexandre Pantoia 7.89
  13. Khamzat Chimaev 7.85
  14. Kamaru Usman 7.83
  15. Charles Oliveira 7.82
  16. Dustin Poirier 7.81
  17. Robert Whitakker 7.54
  18. Aliamain Sterling 7.54
  19. Tom Aspinall 7.41
  20. Islam Makhachev 7.89

Borrachinha x Sean Strickland

Nascido em Contagem, Paulo Costa, o Borrachinha, perdeu sua última luta. Em fevereiro deste ano, o mineiro foi derrotado pelo australiano Robert Whittaker, no UFC 298, por decisão unânime dos juízes. Naquele combate, Borrachinha quase nocauteou o adversário no primeiro round com um chute rodado.

Whittaker ficou grogue com o impacto do chute, mas como faltavam poucos segundos para o fim do round, Borrachinha não conseguiu finalizar a luta. Nos demais rounds, o australiano foi superior e venceu por pontos.

Aos 33 anos e com um cartel de 14 vitórias e três derrotas, Borrachinha ainda tem grandes chances de disputar novamente o cinturão dos médios do UFC. Além do desempenho em alto nível contra adversários tarimbados, o lutador mineiro é figura constante na mídia especializada americana por causa de suas provocações aos rivais e interações engraçadas com os seguidores nas redes sociais.

Em 2020, Borrachinha lutou pelo cinturão peso-médio, mas foi derrotado pelo então campeão, o nigeriano Israel Adesanya, por nocaute técnico, no segundo round, no UFC 253, em setembro daquele ano.

Assim como o lutador mineiro, Sean Strickland, também de 33 anos, corre atrás da reabilitação, pois vem de derrota para Dricus du Plessis – atual campeão da categoria. Em janeiro deste ano, no UFC 297, o falastrão americano perdeu o cinturão para o sul-africano em decisão dividida dos juízes.

Onde assistir ao combate de Borrachinha

A luta entre Paulo Borrachinha e Sean Strickland será o co-main event do UFC 302 neste sábado (1/6).

O card principal terá início às 23h (horário de Brasília) com transmissão exclusiva no serviço de streaming UFC Fight Pass.

Compartilhe