Quando o assunto é beleza nem Jon Jones, Islam Makhachev ou Alex Poatan são capazes de bater Paulo Costa, o Borrachinha. Ao menos é o que garante uma IA (Inteligência Artificial) especializada em reconhecimento facial. De acordo com o site MMA Mania, o lutador de Contagem supera esses campeões do UFC em uma lista dos 20 lutadores mais bonitos do mundo.
Para eleger os lutadores mais belos, a IA utilizou a proporção áurea – uma constante matemática que define padrões estéticos de um rosto como simetria e harmonia. O dispositivo analisou imagens dos atletas do UFC e, dessa forma, Borrachinha foi eleito o segundo mais bonito com a nota 9.24. O lutador de Contagem só perde para o irlandês Conor McGregor, ex-campeão dos penas e dos leves, que recebeu 9.27.
Paulo Costa, que ainda sonha com o cinturão do UFC, será uma das estrelas do evento deste sábado (1/6), no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Borrachinha enfrentará o ex-campeão dos médios Sean Strickland, no co-main event da edição 302 do Ultimate Fighting Championship.
Segundo mais bonito do mundo
Em coletiva de imprensa nesta semana, Borrachinha contestou o resultado da IA. “Estou feliz porque venci Sean Strickland [na lista]”, disse Paulo Costa. “Mas eu sou o lutador mais bonito de todos os tempos. O que está acontecendo? Acho que essa IA não é tão boa”, brincou.
- Conor McGregor 9.27
- Paulo Costa 9.24
- Leon Edwards 8.51
- Sean Strickland 8.36
- Max Holloway 8.34
- Sean O’Malley 8.27
- Chris Weidman 8.25
- Song Yadong 8.17
- Paddy Pimblett 8.06
- Alex Volkanovski 7.92
- Dricus Du Plessis 7.89
- Alexandre Pantoia 7.89
- Khamzat Chimaev 7.85
- Kamaru Usman 7.83
- Charles Oliveira 7.82
- Dustin Poirier 7.81
- Robert Whitakker 7.54
- Aliamain Sterling 7.54
- Tom Aspinall 7.41
- Islam Makhachev 7.89
Borrachinha x Sean Strickland
Nascido em Contagem, Paulo Costa, o Borrachinha, perdeu sua última luta. Em fevereiro deste ano, o mineiro foi derrotado pelo australiano Robert Whittaker, no UFC 298, por decisão unânime dos juízes. Naquele combate, Borrachinha quase nocauteou o adversário no primeiro round com um chute rodado.
Whittaker ficou grogue com o impacto do chute, mas como faltavam poucos segundos para o fim do round, Borrachinha não conseguiu finalizar a luta. Nos demais rounds, o australiano foi superior e venceu por pontos.
Aos 33 anos e com um cartel de 14 vitórias e três derrotas, Borrachinha ainda tem grandes chances de disputar novamente o cinturão dos médios do UFC. Além do desempenho em alto nível contra adversários tarimbados, o lutador mineiro é figura constante na mídia especializada americana por causa de suas provocações aos rivais e interações engraçadas com os seguidores nas redes sociais.
Em 2020, Borrachinha lutou pelo cinturão peso-médio, mas foi derrotado pelo então campeão, o nigeriano Israel Adesanya, por nocaute técnico, no segundo round, no UFC 253, em setembro daquele ano.
Assim como o lutador mineiro, Sean Strickland, também de 33 anos, corre atrás da reabilitação, pois vem de derrota para Dricus du Plessis – atual campeão da categoria. Em janeiro deste ano, no UFC 297, o falastrão americano perdeu o cinturão para o sul-africano em decisão dividida dos juízes.
Onde assistir ao combate de Borrachinha
A luta entre Paulo Borrachinha e Sean Strickland será o co-main event do UFC 302 neste sábado (1/6).
O card principal terá início às 23h (horário de Brasília) com transmissão exclusiva no serviço de streaming UFC Fight Pass.