O campeão dos meios-pesados do UFC, Alex Poatan, subirá no octógono novamente em menos de três meses para defender o cinturão da categoria pela segunda vez. O brasileiro vai “salvar” a edição 303 do Ultimate Fighting Championship, programada para o dia 29 de junho, depois que Conor McGregor abandonou o evento por causa de uma lesão. O astro irlandês enfrentaria Michael Chandler na luta principal da noite.
Contudo, Alex Poatan terá um velho conhecido pela frente. Afinal, ele vai encarar o tcheco Jiri Prochazk, algoz do lutador mineiro Glover Teixeira. Poatan conquistou o título meio-pesado justamente ao bater Prochazk, por nocaute técnico, no segundo round, no UFC 295, em novembro de 2023.
Entretanto, comentaristas americanos especializados em MMA, incluindo ex-campeões do UFC como Daniel Cormier, ainda questionam a legitimidade da vitória de Poatan, pois avaliam que o árbitro central interrompeu o combate de forma precipitada.
Para colocar um ponto final na discussão, o brasileiro aceitou o desafio de encarar Prochazk mais uma vez. Para o campeão dos meio-pesados do UFC, o pouco tempo de preparação não será um empecilho. Ele vem, inclusive, de uma vitória recente contra Jamahal Hill, por nocaute, no primeiro round, no histórico UFC 300, disputado no dia 13 de abril.
“Entendo que essa luta está muito próxima e que pode haver dificuldades com o tempo de preparação, mas se há alguém que pode fazer isso acontecer, esse alguém sou eu, Poatan!”, afirmou o brasileiro.
“É por isso que sou um dos maiores nomes do UFC! Eu corro riscos que nenhuma outra pessoa estaria disposta a correr, mas sei que tenho meus ancestrais comigo. Os espíritos estão comigo e estou pronto para tudo”, completou.
Algoz de lutador mineiro
Jiri Prochazk, de 31 anos, tem um cartel com 30 vitórias, um empate e quatro derrotas. Assim como Poatan, ele também lutou no UFC 300. Venceu Aleksandar Rakic, por nocaute técnico, no segundo round. Esse triunfo reabilitou o tcheco na categoria e uma revanche contra Potana já era cogitada para o segundo semestre deste ano.
O tcheco já foi campeão dos meio-pesados. Em junho de 2022, os fãs brasileiros de MMA, especialmente os de Minas Gerais, assistiram perplexos à derrota do mineiro Glover Teixeira para Jiri Prochazk, no UFC 275, que custou o cinturão dos meio-pesados.
Prochazk derrotou o lutador mineiro no quinto e último round, com um mata-leão.
Curiosamente, hoje Alex Poatan e Glover Teixeira são parceiros de treino e grandes amigos. O mineiro, inclusive, acompanha o atual campeão no corner das lutas no UFC.