UFC

UFC terá primeira disputa de título da história entre lutadores do continente africano

O campeão Dricus du Plessis vai encarar o desafiante Israel Adesanya no UFC 305; título dos médios já pertenceu a Anderson Silva
Foto do autor
Compartilhe

Pela primeira vez na história, a maior organização de MMA do mundo terá uma decisão de título envolvendo dois lutadores do continente africano. No dia 17 de agosto, o cinturão dos médios – que já pertenceu a Anderson Silva – estará em disputa na luta entre o campeão Dricus du Plessis e o desafiante Israel Adesanya pelo UFC 305. O duelo será na RAC Arena, em Perth, Austrália.

O próprio Adesanya – que já foi o dono do cinturão por duas vezes – divulgou a data do confronto em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (17/6). No post, o ex-campeão exaltou a África. Ele nasceu na Nigéria e Dricus du Plessis na África do Sul.

“O sol da África é o mesmo sol que ilumina o nosso planeta. O sol vai se por e se levantará novamente até que você entre nele. O sol, aproveite enquanto ele brilha. A escuridão cai quando ele se vai”, escreveu Adesanya.

Dricus du Plessis x Israel Adesanya

Em entrevistas recentes, Dricus du Plessis, de 30 anos, já cogitava a possibilidade de lutar contra Adesanya, de 34, no UFC 305.

O atual campeão conquistou o título dos médios em janeiro deste ano ao derrotar o norte-americano Sean Strickland, em decisão dividida dos juízes, no UFC 297.

Adesanya, por sua vez, lutou pela última vez em setembro de 2023, quando perdeu o cinturão justamente para Strickland, por decisão unânime.

O sul-africano tem 21 vitórias na carreira e apenas duas derrotas. Ele está invicto desde setembro de 2019, momento em que iniciou uma sequência de nove triunfos.

Já o nigeriano tem 24 vitórias e três derrotas. Além de ser bicampeão do UFC, Adesanya já foi considerado o melhor lutador peso por peso do mundo, derrotando grandes nomes do esporte como Anderson Silva, Alex Poatan (atual campeão meio-pesado), Robert Whittaker, Paulo Borrachinha e Yoel Romero.

Compartilhe