JUDÔ

É ouro! Atleta do Minas conquista bicampeonato mundial de judô

Clarice Ribeiro, de 16 anos, ganhou a medalha de ouro na categoria até 48 kg do Mundial Sub-18; ela é uma das grandes promessas da modalidade
Foto do autor
Compartilhe

Clarice Ribeiro, atleta do Minas Tênis Clube, sagrou-se campeã mundial juvenil de judô pela segunda vez. Nesta quinta-feira (29/8), a brasileira de 16 anos ganhou a medalha de ouro na categoria até 48 kg no torneio realizado em Lima, capital do Peru.

Natural de Manaus (AM), a jovem é considerada uma das grandes promessas da modalidade no Brasil e esperança de medalha em edições futuras dos Jogos Olímpicos. Em 2023, ela havia celebrado o primeiro título na categoria até 44 kg.

Terceira colocada no ranking mundial da categoria leve, Clarice estreou com vitória sobre a japonesa Aika Inoue. Na sequência, venceu a colombiana Maria Camila Bermudez e a brasileira Nycolly Carneiro (número 2 do ranking). Na decisão, bateu Anudari Jamsran, da Mongólia.

Em 2024, a judoca do Minas vem de importantes conquistas internacionais. Foi medalha de ouro na Copa Europeia Sub-18 de Porec (Croácia), no Pan-Americano e Oceania Sub-18 e Sub-21 (Rio de Janeiro), além do bronze na Copa Europeia Sub-21 de Graz (Áustria).

Clarice Ribeiro, judoca do Minas, é uma das grandes promessas do país (foto: Hedgard Moraes/MTC)

Clarice ainda esteve em Paris como equipe de apoio dos atletas que competiram nos Jogos Olímpicos. Em outubro, a jovem promessa volta ao tatame para a disputa do Campeonato Mundial Sub-21, em Dushanbe, no Tajiquistão.

No Mundial Sub-18, o Minas também foi representado por José Neves Filho (66kg), que venceu o argentino Tobias Vidal, mas caiu para Abdullakh Parchiev. Olivia Oliveira (+70kg) e o técnico Gabriel Silva também compõem a delegação brasileira.

A tradição do Brasil no judô

O judô é o esporte que mais deu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos. Desde a edição de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, atletas do país sempre subiram ao pódio.

Das 28 medalhas, cinco são de ouro, quatro de prata e 19 de bronze.

Na Olimpíada de Paris 2024, Beatriz Souza foi uma das protagonistas da modalidade ao ganhar o ouro na categoria acima de 78 kg.

Para 2028, ano em que os Jogos retornarão a Los Angeles, Clarice Ribeiro é cotada para representar o Brasil. Sua ida à França como integrante da equipe de apoio foi justamente para adquirir experiência em um ambiente olímpico.

Com informações da assessoria de comunicação do Minas Tênis Clube

Compartilhe