UFC

Evento do UFC com brasileiros em Las Vegas terá assentos que vibram

Três lutadores do Brasil estão no card histórico do primeiro evento do UFC em arena que conta com tecnologia de ponta
Foto do autor
Compartilhe

O Ultimate Fighting Championship (UFC), maior liga de MMA do mundo, terá uma edição histórica neste sábado (14/9) com a presença de três lutadores brasileiros. Pela primeira vez, a organização presidida por Dana White realizará um evento na arena de shows Sphere (Esfera), em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Um detalhe curioso que tem chamado a atenção dos fãs: a Esfera conta com assentos que vibram.

Esses lugares específicos na arena contam com tecnologia háptica – relativa ao tato. Sendo assim, os assentos vibram em sincronia com o show.

No caso das lutas, os torcedores devem sentir o impacto das quedas e outras situações como se estivessem dentro do octógono com os atletas.

A Esfera

Inaugurada em setembro de 2023 com um show da banda U2, a Esfera é a maior estrutura desse tipo no mundo, com 111 metros de altura e 157 metros de largura, toda revestida em LEDs. O espaço interno ainda tem um painel de resolução 16K de 14 mil metros quadrados – maior que um campo de futebol -, além de um sistema de som imersivo com 167 mil alto-falantes.

A arena é avaliada em R$ 11,6 bilhões.

Brasileiros no UFC 306

O UFC 306 na Esfera, oficialmente chamado de Riyadh Season Noche UFC – em homenagem ao Dia da Independência do México – terá três lutadores brasileiros no card.

São eles: o manauara Diego Lopes, de 29 anos, a mineira Norma Dumont, de 33, e a também manauara Ketlen Souza, de 29.

No card principal do UFC 306, o peso-pena Diego Lopes vai encarar o norte-americano Brian Ortega – terceiro melhor lutador do UFC na categoria. O vencedor da luta, inclusive, é cotado para ser o próximo desafiante ao cinturão, que pertence ao espanhol Ilia Topuria.

Já Norma Dumont, no peso-galo feminino, enfrentará a mexicana Irene Aldana. A adversária da mineira já disputou o cinturão da categoria, inclusive, contra ninguém menos que a ex-campeã Amanda Nunes, considerada por muitos a maior lutadora da história.

Em junho de 2023, no UFC 289, Amanda Nunes venceu Irene por decisão unânime dos juízes, quebrou o recorde de vitórias em lutas por cinturões feminino – com nove triunfos – e se aposentou do MMA.

O combate entre Norma e Irene será no card preliminar. Um triunfo pode colocar a lutadora de Minas mais perto de uma disputa pelo cinturão. A categoria peso-galo tem a americana Raquel Pennington como campeã.

Ainda no card preliminar do UFC 306, Ketlen Souza terá como adversária a mexicana Yazmin Jauregui.

Compartilhe