TAEKWONDO

Mineiro de BH é tricampeão brasileiro de taekwondo

Theo Cadena, de 12 anos, desbancou atletas de Goiás, Paraná, Pernambuco e Rondônia, nesse fim de semana, na Bahia
Foto do autor
Compartilhe

Ele é mineiro de Belo Horizonte, tem 12 anos e acaba de se tornar tricampeão brasileiro de taekwondo, competição que terminou nesse domingo (15/9), em Lauro de Freitas (BA). Theo Cadena é titular da Seleção Brasileira e pela terceira vez consecutiva venceu a disputa, enfrentando oponentes do Paraná, Rondônia, Goiás e Pernambuco, sendo que algumas das lutas em rounds com PTG (sigla para margem de pontos) de 12 pontos de diferença. Embora lute na categoria até 48kg, ele tem apenas 35,5kg, mas tem se mantido no pódio.

“O Theo se destacou pelo seu desempenho, que foi impressionante, mostrando maturidade técnica e estratégica. Com muita garra e determinação, ele soube aproveitar suas habilidades, como a rapidez e a capacidade de adaptação durante as lutas, o que o colocaram à frente de seus adversários e reforçaram seu grande potencial no esporte”, explica Clayton dos Santos, que, ao lado de Reginaldo dos Santos, integra o corpo de técnicos da Seleção Brasileira.

Atleta de taekwondo desde os 3 anos, disputou recentemente campeonatos em Luxemburgo, onde ficou em terceiro lugar, além de competir na Costa Rica e no México. Há cerca de dois anos, faz parte da equipe de alto rendimento da Seleção Brasileira, em São Caetano do Sul (SP) e vem se destacando na modalidade desde então.

Como ídolos, ele admira os atletas Ícaro Miguel, do Brasil, e C.J. Nikolas, dos Estados Unidos. “Me inspiro neles pelo talento e pela disciplina que têm”, comenta. Antes de chegar à Seleção, Theo treinou, além de Belo Horizonte, em Fortaleza (CE) e em Portugal, onde morou por um tempo.

Quanto à terceira vitória no Brasileiro, Theo diz que “foi uma experiência incrível e apesar de a competição ter sido difícil, é muito importante porque me coloca em contato com bons atletas do Brasil todo. Estou muito feliz e quero agradecer aos meus técnicos que me ensinam muito sempre”.

Este ano é o primeiro de Theo na categoria cadete – que inclui meninos de 12 a 14 anos, e ele é um dos mais novos nessa faixa.

Theo Cadena ao lado do técnico Clayton Santos - (foto: Arquivo pessoal)
Theo Cadena ao lado do técnico Clayton Santos(foto: Arquivo pessoal)
Compartilhe