Alex Poatan segue como campeão dos meio-pesados do UFC. O brasileiro nocauteou Khalil Rountree no quarto round da luta, na noite deste sábado (5/10), em Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, e manteve o cinturão na categoria até 92,9kg.
Essa foi a terceira defesa de cinturão bem-sucedida de Poatan no menor espaço de tempo, quebrando o recorde de Ronda Rousey.
Na luta, o brasileiro começou levando pressão de Rountree, que começou bem. Do outro lado do ring, Poatan se defendia bem, mas não conseguia encaixar golpes. Não à toa, perdeu os dois primeiros rounds.
Porém, Poatan tinha uma “carta na manga”. No terceiro round, voltou bem para o ring e se aproveitou do cansaço do adversário para dominar a luta e se impor. O embate foi para o quarto round, e aí o brasileiro mostrou todo o seu arsenal.
Faltando um minuto para o fim do assalto, Poatan acabou de vez com as chnaces de Rountree e o venceu por nocaute. Além da vitória, o brasileiro deixou o rosto do adversário “desfigurado”. Veja foto:
“Foi uma luta muito dura, mas como eu já esperava. Eu vi algumas lutas do Khalil e a experiência que ele tem, não só no MMA. Ele treina Muay Thai na Tailândia, no melhor lugar. Então, dá para saber da qualidade desse cara e ele provou aqui. Foi muito dura essa luta”, declarou ao fim do embate.
Mudanças na carreira
Alex Poatan, em entrevista após a luta, revelou os próximos planos para sua carreira. O meio-pesado tem o desejo de lutar em outras categorias. “Eu quero subir para lutar no peso-pesado.”
“Mas, com essa pega de peso para essa categoria, me senti muito bem e consigo descer”, disse.
O recorde
Ao vencer Rountree, Poatan chegou a sua terceira defesa de cinturão bem-sucedida em 175 dias. Neste ano, além da luta deste sábado pelo UFC 307, o brasileiro nocauteou Jamahal Hill e Jiri Procházka, em abril e junho, respectivamente.
Antes, a detentora do recorde de três defesas no menor período de tempo era Ronda Rousey, que alcançou o feito em 189 dias, entre 2013 e 2014. Na época, ela venceu Miesha Tatee, Sara Mcmann e Alexis Davis.