Lenda do boxe brasileiro, Maguila morreu nesta quinta-feira (24/10), aos 66 anos, em decorrência de uma demência pugilística. Ao longo da carreira, o boxeador fez história e viveu grandes momentos no ringue. Ele se destacou não só pela força física, mas também pela personalidade carismática.
Em 1989, Maguila marcou a história do boxe nacional ao enfrentar o lendário Evander Holyfield, estadunidense pentacampeão dos pesos-pesados, em Lake Tahoe, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. Antes da luta, o brasileiro acumulava sequência de 18 vitórias.
O desfecho da luta, contudo, não foi feliz para Maguila. O confronto foi encerrado no segundo round, com vitória por nocaute do Holyfield. O brasileiro foi direto para o hospital, acompanhado do técnico Miguel de Oliveira.
Um ano depois, Maguila lutou com George Foreman, um dos maiores nomes do boxe mundial em todos os tempos. Em Las Vegas, o desfecho não foi diferente do combate em Nevada.
À época, Maguila chegou para a luta com 36 vitórias e ocupava o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe. O sonho de vencer o grande campeão acabou de novo no segundo round, quando foi nocauteado.