O Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô serão realizados em Belo Horizonte na próxima semana, entre 1º e 3 de novembro. As competições nacionais, que ocorrerão no Minas Tênis Clube, contarão com a participação de sete medalhistas em Paris 2024, incluindo as campeãs olímpicas Bia Souza e Rafaela Silva. O No Ataque dá todos os detalhes abaixo dos torneios organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Na sexta-feira (1/11) e sábado (2/11), o Troféu Brasil de Judô será realizado com as competições individuais dos judocas. Já no domingo (3/11), o Grand Prix Nacional de Judô marcará as disputas por equipes mistas dos clubes brasileiros – Minas Tênis Clube, atual campeão, e Sesc Montes Claros representarão Minas Gerais na disputa.
Os combates individuais iniciarão às 9h de sexta-feira e sábado, e as disputas por medalhas ocorrerão mais tarde, ainda sem horários definidos pela CBJ. A previsão é que o término de cada dia de torneio seja até 19h. Já no domingo, o início está marcado para 10h.
As duas competições ocorrerão na Arena UniBH, no Minas Tênis Clube, e a entrada será feita na Rua da Bahia, número 2244, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. O acesso aos eventos é gratuito, mas o Minas arrecadará um quilo de alimento não perecível – exceto sal – de quem desejar doar.
Atletas que estarão em Belo Horizonte para competições de judô
Belo Horizonte receberá no fim da próxima semana cerca de 500 judocas que buscarão o mais alto lugar do pódio nos torneios nacionais. E sete desses atletas que estarão no Troféu Brasil já conquistaram medalhas histórica neste ano.
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil conquistou três medalhas individuais, e os três atletas estarão em BH. Sensação do país desde a conquista há menos de três meses, Bia Souza (+ 78kg) conquistou o ouro na França e representará o Pinheiros no Troféu Brasil, assim como Willian Lima (até 66kg) e Larissa Pimenta (até 52kg), que ficaram com prata e bronze, respectivamente, na última Olimpíada.
A outra conquista do Brasil em Paris 2024 foi por equipes mistas e sete dos dez judocas que participaram do bronze coletivo inédito do país estarão em Belo Horizonte. Além de Bia, Willian e Larissa, Rafael Silva (+ 100kg) – dono de três bronzes olímpicos – também competirá pelo Pinheiros, enquanto Léo Gonçalves (até 100kg) e Rafael Macedo (até 90kg) representarão a Sogipa, e Rafaela Silva (até 63kg), medalhista de ouro no Rio de Janeiro 2016, lutará pelo Flamengo.
Desses sete medalhistas que estão inscritos para as competições individuais no Troféu Brasil, quatro também disputarão o Grand Prix Nacional. Bia Souza, Léo Gonçalves, Rafaela Silva e Rafael Macedo competirão por equipes mistas pelos seus clubes.
Além desses atletas, Michel Augusto (-60kg), do SESI-SP, e Natasha Ferreira (-48kg), do Sociedade Morgenau, estiveram na Olimpíada de Paris – ficaram fora da disputa por equipes e não conquistaram medalhas no individual – e também disputarão o Troféu Brasil de Judô. Natasha também estará no Grand Prix.