Aos 32 anos, a brasileira Rafaela Silva anunciou uma mudança de estratégia na carreira. A judoca passará a competir na categoria peso médio (até 63kg), em vez da leve (até 57kg), pela qual conquistou o ouro e o bronze olímpicos. O foco é buscar uma vaga na Olimpíada de Los Angeles 2028.
A atleta está em Belo Horizonte para a disputa do Troféu Brasil, no qual conquistou o ouro nesta sexta-feira (1º/11), já pela nova categoria. Na final, Rafaela, que é atleta do Flamengo, derrotou Erika Ferreira, do Instituto Reação (RJ).
“Meu objetivo é buscar mais uma vaga na Olimpíada. Ainda está longe, o ciclo está começando agora. Mas, de antemão, essa é minha nova categoria: 63kg. Já tinha decidido um pouco antes dos Jogos Olímpicos [de Paris], independente se viesse medalha ou não”, contou a campeã olímpica, após a vitória.
Rafaela já competiu pela categoria até 63kg em outros momentos da carreira. Contudo, foram oportunidades esporádicas, para não deixar de lutar quando não atingiu o peso de 57kg. Desta vez, no entanto, a mudança parece estratégica.
“Gosto de estar feliz, gosto de alegria, e acredito que podendo comer um pouco melhor, treinar melhor, bem alimentada, vai fazer a diferença. Acredito que posso construir muita coisa nesta categoria e esse é meu objetivo agora”, completou.
Em dezembro, Rafaela deve disputar Grand Slam de Tóquio, no Japão, novamente pela categoria até 63kg.
Planos para Olimpíada de Los Angeles 2028
O ciclo olímpico está só começando, mas a brasileira mira no longo prazo: foco total na vaga na Olimpíada de Los Angeles 2028. Ela destaca o desgaste no processo, mas acredita que a mudança de categoria pode trazer mais qualidade de vida.
“Quero buscar mais um ciclo olímpico. São quatro anos, é muito duro. As pessoas que acompanham de fora acham que passa muito rápido”, disse Rafaela.
“Eu sei que tenho o judô e preciso de qualidade. Então vi que com meu peso natural consegui treinar melhor e estava mais feliz dentro do tatame. Acredito que essa mudança vai me fazer muito bem”, finalizou.
Troféu Brasil de Judô em BH
O Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô estão sendo realizados em Belo Horizonte entre 1º e 3 de novembro. As competições nacionais, que ocorrerão no Minas Tênis Clube, contam com a participação de sete medalhistas em Paris 2024, incluindo as campeãs olímpicas Bia Souza e Rafaela Silva.
As duas competições ocorrerão na Arena UniBH, no Minas Tênis Clube, e a entrada será feita na Rua da Bahia, número 2244, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. O acesso aos eventos é gratuito, mas o Minas arrecadará um quilo de alimento não perecível – exceto sal – de quem desejar doar.