A luta mais esperada do ano terminou com vitória de Jake Paul sobre Mike Tyson por decisão unânime dos juízes (80-72, 79-73 e 79-73). No principal combate do card no AT&T Stadium, em Arlington, no estado do Texas, nos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira (15/11), a lenda do boxe, de 58 anos, perdeu para o youtuber e influenciador, de 27 anos, na disputa em oito rounds na categoria peso-pesado.
O primeiro round ficou marcado por um direto de mão esquerda de Tyson e uma devolução de Jake Paul, em um começo bem equilibrado. Já o segundo período contou com esquivas dos dois lutadores – desde o início, o influenciador lutou com a guarda baixa.
O início do terceiro round já mostrou outro roteiro do combate: Jake Paul acertou golpes seguidos em Tyson, que perdeu o equílibrio em alguns momentos, mas prontamente se recuperou. A parcial seguinte foi menos intensa, com série de jabs dos pugilistas.
Na sequência, o quinto round teve como protagonista a velocidade do jovem, enquanto os lutadores trocaram diretos. O equilíbrio persistiu no período seguinte, com os atletas, praticamente, apenas trocando jabs.
A diferença física se tornou ainda mais evidente na reta final do combate, como no sétimo round, com Jake Paul acertando mais golpes em Tyson, que aproveitava cada segundo do intervalo para respirar.
A troca de cruzados ficou mais constante no oitavo round, com os dois pugilistas acertando o rival até os segundos finais. Só que, com o aviso de apenas dez segundos restando, Jake Paul reverenciou Mike Tyson, e eles se cumprimentaram logo após o fim, finalizando o combate vencido pelo lutador 31 anos mais novo.
“Antes de qualquer coisa, Mike Tyson foi uma honra. Você é o maior de todos, o cara mais forte do mundo. Ele é exatamente o cara que eu pensava: o melhor de todos os tempos.”
Jake Paul, influenciador
“Estou feliz. Só preciso provar para mim mesmo. Estou feliz com o que fiz. Tive uma lesão no joelho, mas não vou usar isso como desculpa”
Mike Tyson, lenda do boxe
Card completo
CARD PRINCIPAL:
- Peso-pesado: Jake Paul (vencedor) x Mike Tyson
- Peso-super-leve: Katie Taylor (vencedora) x Amanda Serrano
- Peso-meio-médio: Mario Barrios (vencedor) x Abel Ramos
- Peso-super-médio: Neeraj Goyat (vencedor) x Whindersson Nunes
CARD PRELIMINAR:
- Peso-super-médio: Shadasia Green (vencedora) x Melinda Watpool
- Peso-leve: Lucas Bahdi (vencedor) x Corey Marksman
- Peso-pena: Bruce Carrington (vencedor) x Dana Coolwell
Mike Tyson e Jake Paul, protagonistas da luta
Campeão mundial dos pesos-pesados entre 1986 e 1990 e novamente em 1996, considerado um dos melhores lutadores de boxe de todos os tempos, Mike Tyson subirá novamente no ringue aos 58 anos. Dessa vez, o homem “mais malvado do planeta”, autor de 44 nocautes em 50 vitórias na carreira, encarou um desafio inusitado: ele enfrentou um rival 31 anos mais novo, que ganhou fama na década passada com vídeos ousados e pegadinhas nas redes sociais.
Jake Paul, de 27, ganhou projeção mundial como influencer, mas ele também já provou seu valor como pugilista. Afinal, enfrentou e venceu alguns dos maiores nomes do MMA que resolveram se testar nas regras do boxe. Ex-lutadores do UFC como Anderson Silva, Nate Diaz, Tyron Woodley e Ben Askren são algumas das vítimas do youtuber, que tem, agora, 11 vitórias e apenas uma derrota na carreira desde que estreou na nobre arte de forma profissional em 2020.
Inicialmente, Mike Tyson e Jake Paul se enfrentariam no dia 20 de julho, contudo, uma crise de úlcera obrigou o campeão mundial a suspender os treinamentos e, consequentemente, adiar a luta. Nesse ínterim, o influencer não ficou parado e encarou Mike Perry, que também competiu no UFC.
Paul nocauteou o adversário no sexto round conquistando assim a décima vitória na carreira. A única derrota do influencer foi em fevereiro de 2023 diante de Tommy Fury – irmão do campeão mundial peso-pesado Tyson Fury -, por decisão dos juízes.