UFC

Brasileiro do UFC disputa cinturão com japonês que fez luta brutal contra próprio irmão

Kai Asakura, lutador japonês do UFC, descobriu vocação para as lutas ao enfrentar o próprio irmão em uma briga de rua
Foto do autor
Compartilhe

O lutador brasileiro Alexandre Pantoja, de 34 anos, campeão peso-mosca do UFC, vai defender o cinturão, neste sábado (7/12), contra um atleta japonês que teve um início de carreira inusitado. Kai Asakura, de 31, disputou uma luta brutal contra o próprio irmão antes de se tornar um profissional de MMA (artes marciais mistas).

A situação foi revelada pelo próprio japonês no programa Countdown, do UFC. “A história de como eu entrei no MMA é bem maluca. Meu irmão mais velho estava lutando na rua todos os dias. Ele vencia todo mundo, e não havia mais ninguém para lutar. Então, um dia, meu irmão mais velho me chamou para a rua no meio da noite”, iniciou Asakura.

“De repente, ele me deu algumas luvas de boxe para usar. Ele estava realmente tentando me matar com cada golpe. Eu conseguia me esquivar de tudo. Foi a primeira vez que tive uma luta de verdade. Foi quando percebi que tinha um grande potencial como lutador”, completou.

O combate entre os irmãos, inclusive, foi registrado em vídeo.

Pantoja x Asakura

Alexandre Pantoja conquistou o cinturão do UFC em julho de 2023, quando derrotou o mexicano Brandon Moreno em uma intensa batalha de cinco rounds. A vitória veio por decisão dividida dos juízes e o combate ganhou o prêmio de melhor da noite.

Em dezembro daquele ano, o brasileiro defendeu o título com sucesso pela primeira vez. Ele bateu o norte-americano Brandon Royval por decisão unânime. Já em maio de 2024, Pantoja manteve o cinturão ao vencer o australiano Steve Erceg, mais uma vez por decisão unânime.

Ao todo, o brasileiro tem 33 lutas na carreira, sendo 28 vitórias (oito por nocaute, 10 por finalização e outras 10 na decisão dos juízes) e cinco derrotas.

Todos os reveses de Pantoja foram por decisão dos juízes, sendo assim, ele nunca foi nocauteado ou finalizado no MMA.

Kai Asakura, por sua vez, vai estrear no UFC neste sábado. O lutador disputará o cinturão do maior evento de MMA do mundo logo em seu primeiro combate, pois vem credenciado pelo cinturão peso-mosca do Rizin – evento japonês sucessor do extinto PRIDE.

No Rizin, Asakura foi campeão duas vezes: em agosto de 2020 e mais recentemente em dezembro de 2023. O japonês tem, no total, 25 lutas, sendo 21 vitórias (13 por nocaute, três por finalização e cinco por decisão dos juízes) e quatro derrotas (três por nocaute e uma por decisão).

Compartilhe