Minas Gerais tem mais um talento na maior organização de MMA do mundo. Na noite deste sábado (11/1), em Las Vegas, nos Estados Unidos, o lutador mineiro Marco Túlio, também conhecido pelo apelido Matuto, venceu o ucraniano Ihor Potieria, por nocaute técnico, no primeiro round. Esse foi o combate de estreia do atleta de Uberlândia no UFC. A disputa ocorreu no peso-médio, no card preliminar do UFC Fight Night: Dern vs. Ribas 2.
Confronto intenso
Matuto, inclusive, mostrou que tem as mãos pesadas. Logo no início do combate o lutador mineiro partiu para cima do ucraniano acertando bons golpes diretos, cruzados e um chute frontal. Potieria, no entanto, respondeu na mesma medida. Na sequência, Marco Túlio manteve o controle do centro do octógono variando entre chutes altos, baixos e socos na linha de cintura.
Contudo, passados dois minutos do primeiro round, Matuto acertou uma joelhada na região genital de Potieria, obrigando o árbitro a parar o combate para o ucraniano se recuperar.
Vitória por nocaute técnico
No retorno, o lutador mineiro conectou uma incrível sequência com um direto e um cruzado de direita. O ucraniano dobrou os joelhos e desabou no octógono. Dessa forma, Matuto correu para o ground and pound. Potieria conseguiu fechar a guarda, mas Marco Túlio escapou, se levantou e acertou novos golpes na cabeça do adversário até a interrupção do árbitro central.
“Eu me vi nocauteando esse cara várias e várias vezes todos os dias desde que a luta foi anunciada. Foi um longo tempo até chegar aqui [UFC]. Mas aprendi a esperar. Não é no meu tempo. É no tempo do homem lá de cima e as coisas estão acontecendo no tempo certo”, comentou Matuto, ao ser entrevistado no octógono pelo ex-campeão dos médios, o inglês Michael Bisping.
Chute Boxe e namoro com Norma Dumont
Atleta da tradicional academia Chute Boxe Diego Lima, que revelou o ex-campeão dos leves Charles do Bronx, Matuto ainda avisou que tem muito mais habilidades a demonstrar no UFC. Na entrevista, ele ainda exaltou a namorada Norma Dumont, de Belo Horizonte, que é um dos principais destaques da categoria peso-galo feminino. A belo-horizontina, inclusive, é a quarta melhor atleta do mundo em sua categoria no ranking do UFC
“Pode esperar que tenho muito mais a mostrar. Tenho um grande time. Meu mestre Diego Lima, Daniel Willycat, minha namorada, futura campeã do mundo, Norma Dumont. Então pode esperar que tenho muito para mostrar”, ressaltou.
Agora, com o triunfo na estreia no UFC, Marco Túlio, o Matuto, tem 13 vitórias na carreira. São nove triunfos por nocaute/nocaute técnico, um por finalização e três por decisão dos juízes. Ele sofreu apenas uma derrota desde que começou a lutar MMA profissionalmente em 2017.
Entre os diversos eventos que disputou antes de chegar ao UFC, Matuto fez duas lutas no Federação Fight – maior organização de MMA de Minas Gerais. Ainda no início da carreira, ele participou do Federação em setembro e em dezembro de 2017, e teve duas vitórias: uma por finalização e outra por nocaute técnico.